A produção científica em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e o Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2024.77332Resumo
Objetivo: O objetivo desta revisão de escopo foi caracterizar e analisar a produção científica em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) após a publicação do Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas em 2012. Método: Fez-se a busca sistemática nas bases de dados Lilacs, PubMed e Embase. Foram considerados elegíveis os estudos realizados no Brasil, publicados a partir dezembro de 2012, que abordaram a EAN, Educação Nutricional e/ou Educação Alimentar. Resultados: Foram identificados 611 estudos e 57 foram selecionados. Após caracterização e análise, constatou-se a reduzida utilização do Marco como referencial metodológico; em contrapartida, os estudos que o consideraram apresentaram abordagens ativas e reflexivas. Conclusão: Recomenda-se que estudos em EAN sejam delineados e instruídos em documentos que traduzam os avanços teóricos no campo, como o referido Marco.
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2. Conflito de interesses
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