Impacto de uma campanha contra desperdício de alimentos em um restaurante universitário
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2024.74469Resumen
Introdução: O desperdício de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição ocorre em todo o processo produtivo, e uma das formas de quantificá-lo é através do rejeito e índice de resto-ingesta (IR). Objetivo: Este estudo objetivou avaliar o impacto de uma campanha contra o desperdício de alimentos, realizada em um restaurante universitário, sobre o peso do rejeito e IR das refeições, almoço e jantar. Método: A campanha, junto à clientela do restaurante, ocorreu em abril de 2019, com atividades de sensibilização contra o desperdício de alimentos. Foram coletados dados de peso de preparações distribuídas e do rejeito alimentar, para o cálculo do IR, nos meses anterior e posterior às ações de educação alimentar e ambiental da campanha. Os dados obtidos de peso do rejeito e IR foram submetidos à estatística descritiva e de comparação de médias, considerando p-valor ≤ 0,05. Resultados: Na refeição almoço, a campanha não levou a mudanças estatisticamente significativas sobre o peso do rejeito e do IR. No jantar, entretanto, houve redução estatística significativa (p = 0,02), após a campanha, no rejeito alimentar, com redução média de 8 Kg no rejeito produzido, e no IR (p ≤ 0,001), com redução média de 1,8% no índice. Conclusão: Verificou-se que as ações pontuais de sensibilização desenvolvidas impactaram o comportamento do comensal e reduziram o desperdício de alimentos.
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