Alegação de propriedades funcionais aumentam a aceitação de muesli de aveia por consumidores

Autores

  • Katherine dos Santos Miranda Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões - RS
  • Joana Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões
  • Emanuelle Barbosa de Quadros Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões
  • Pedro Lemos Universidade Federal de Pelotas
  • Helayne Aparecida Maieves Universidade Federal de Pelotas. https://orcid.org/0000-0002-3056-1381
  • Ângela Giovana Batista Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-1650-6589

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2023.68865

Palavras-chave:

Beta-glucanas. Comportamento do Consumidor. Alimento funcional. Apetite. Alegação de Propriedades Funcionais. Aveia.

Resumo

Introdução: Mueslis de aveia contêm betaglucanas, uma fibra solúvel com propriedades hipocolesterolêmicas e hipoglicêmicas. Os benefícios do muesli de aveia podem ser alegados em produtos para atrair potenciais consumidores. Objetivos: Este estudo avaliou a influência de uma alegação funcional na aceitação de um muesli de aveia. Além disso, avaliou-se o efeito da aveia do muesli sobre as percepções de saciedade e humor. Métodos: Formularam-se dois produtos: muesli de aveia e muesli de flocos de arroz (controle), para a realização do estudo. Para os testes sensoriais, o muesli de aveia foi apresentado com duas codificações: uma com alegação de alimento funcional e outra sem alegação. Aos consumidores (n=160) foram abordadas questões sobre gosto, interesse de consumo e benefício antes e depois da degustação do mueslis, utilizando escalas hedônicas. Para entender os efeitos do muesli na saciedade e humor, foi realizado um ensaio clínico com 9 mulheres adultas saudáveis (aproximadamente 22 anos). Um desenho cruzado foi usado, com um período de washout de uma semana entre as intervenções. Os indivíduos preencheram um questionário de humor e saciedade usando escalas analógicas visuais antes e após consumir o mueslis no café da manhã. Resultados: O muesli de aveia com alegação foi apontado como o produto mais benéfico entre as amostras (p<0,05), apresentando maiores escores para gosto e interesse de uso. O consumo de muesli de aveia não influenciou o humor e a saciedade dos participantes pois não foram encontradas diferenças significativas entre as intervenções (p>0,05). Conclusão: A alegação funcional influenciou a aceitação dos benefícios do muesli de aveia para a saúde dos consumidores.

Biografia do Autor

Katherine dos Santos Miranda, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões - RS

Estudante de graduação em Nutrição.

Joana Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Graduação em Nutrição.

Emanuelle Barbosa de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Graduação em Nutrição.

Pedro Lemos, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Nutrição.

Helayne Aparecida Maieves, Universidade Federal de Pelotas.

Departamento de Nutrição. Área de Gastronomia.

Ângela Giovana Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Nutrição. Área Nutrição Clínica.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Miranda, K. dos S., Rodrigues, J., de Quadros, E. B., Lemos, P., Maieves, H. A., & Batista, Ângela G. (2023). Alegação de propriedades funcionais aumentam a aceitação de muesli de aveia por consumidores. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 18, e68865. https://doi.org/10.12957/demetra.2023.68865

Edição

Seção

Nutrição Básica e Experimental