DESAFIOS À REFORMA CURRICULAR EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6210Resumo
Estudo longitudinal, descritivo, com o objetivo de identificar os desafios persistentes à reforma curricular do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal Fluminense, comparando avaliações docentes das disciplinas realizadas em 2009 e 2011. Coletaram-se dados através de questionário com nove questões mistas seguindo orientação do Projeto Pedagógico do Curso. Participaram 23 professores em 2009 e 34 em 2011. Selecionaram-se avaliações das disciplinas cujos professores participaram simultaneamente em 2009 e 2011, debatendo-se resultados de 18 disciplinas sobre “contribuição da disciplina para formar competências”; “identificação das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas”; “articulação da teoria com a prática”; “integração entre conteúdos das disciplinas”; “integração ensino pesquisa e extensão”. Em 2009 e 2011 foram observadas: facilidade para “integrar conteúdos das disciplinas”, “teoria e prática” e “atividades de ensino e pesquisa”. Quanto à “contribuição das disciplinas para formar competências”: incremento de 30% para 56% dos professores que explicaram melhor como desenvolvê-las. Reduziram de 30% para 11% os professores que “implantam metodologias ativas de ensino-aprendizagem”. Finalmente, “integrar atividades de ensino e extensão” continuou como dificuldade: em 2009 e 2011 apenas um professor afirmou efetuá-la. O desafio para adotar metodologias ativas de ensino-aprendizagem e incrementar a extensão persiste. Acredita-se que o sucesso da reforma curricular está condicionado à participação de todos os atores envolvidos nesse processo, pois sua complexidade requer envolvimento de professores, estudantes e profissionais do serviço, a fim de compartilhar esforços entre sujeitos que detêm parcelas de conhecimento e poder.
DOI 10.12957/demetra.2013.6210
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.