Biodiversidade de plantas alimentícias não convencionais em uma horta comunitária com fins educativos
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.44037Palavras-chave:
Biodiversidade. Plantas Alimentícias. Segurança Alimentar e Nutricional. Ensino superior. Aprendizagem Baseada em Problemas.Resumo
As plantas alimentícias não convencionais (PANC) oferecem a oportunidade de superação de desafios que se impõem aos sistemas alimentares. Todavia, a escassez de dados sobre essas plantas e as lacunas encontradas na formação em Nutrição são gargalos que dificultam sua abordagem. Para abordar alguns desses limites, um projeto de horta comunitária foi desenvolvido em um curso de graduação em nutrição em uma universidade federal do nordeste do Brasil. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com esta iniciativa em seus primeiros doze meses com o uso do método Aprendizagem Baseada em Hortas (ABH). Durante 2018, oito plantas foram estudadas. Os dados coletados sobre PANC pelos alunos incluíram: família botânica, nomes populares, origem, bioma de ocorrência, usos alimentícios e indicadores nutricionais. O uso da ABH envolveu algumas estratégias, tais como definição de tema, elaboração de um produto de culminância e promoção da pesquisa em múltiplas bases de evidência. O método ABH mediou o processo educacional implicado com conceitos, práticas e atitudes. As plantas estudadas têm potencial para contribuir com a Segurança Alimentar e Nutricional, devido a alguns critérios, como adequação ao bioma do ambiente de estudo e variedade de nutrientes. Reconhecer plantas alimentícias nativas e adaptadas, resilientes à paisagem da Caatinga, é essencial para melhorar a saúde ambiental e humana neste bioma. Os dados resultantes da experiência de ensino serviram de base para ações de promoção de dietas sustentáveis junto à comunidade inserida no projeto, por meio de conversas e atividades práticas na horta e oficinas culinárias.
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