Efeitos da restrição de carboidratos no manejo do diabetes mellitus: revisão de literatura científica
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43534Palavras-chave:
Diabetes mellitus. Dieta com restrição de carboidratos. Dieta rica em proteínas e baixa em carboidratos. Dieta com restrição de gorduras. Dietoterapia.Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar, por meio de uma revisão da literatura, evidências da utilização de dietas com restrição de carboidratos no manejo do diabetes mellitus (DM). As buscas eletrônicas e manuais foram até abril de 2019, e incluíram trabalhos publicados a partir de 2008. Foram excluídos estudos de pesquisas in vitro e em animais, revisões de literatura, livros, monografias, dissertações, teses, estudos de caso e relatos de caso. Os artigos remanescentes foram submetidos à análise de sua qualidade metodológica pela Escala JADAD cinco pontos. Um total de 19 estudos randomizados e com qualidade média de três pontos foram selecionados e analisados quanto aos tipos de dieta utilizadas, adesão, tipo de DM, tempo de intervenção, consumo reportado de carboidratos e resultados observados para os grupos controle e intervenção. Dentre os parâmetros escolhidos para mensurar os possíveis efeitos das dietas, destacaram-se alteração de peso e IMC, Hb1Ac, variabilidade ou controle glicêmico, perfil lipídico e alteração nas doses de insulina ou medicação utilizadas. Em quatro estudos não foram observadas vantagens significativas de uma dieta restrita em carboidratos, e 15 trabalhos relataram melhoras em um ou mais parâmetros. Tais resultados podem representar uma grande vantagem na adoção desta estratégia alimentar no manejo do DM e na prevenção de complicações da doença. Contudo, existem limitações nos estudos, que precisam ter suas hipóteses verificadas no longo prazo, e pesquisas adicionais devem ser realizadas para configurar uma estratégia oficial no controle do DM.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.