Quantificação de compostos fenólicos, poder antioxidante e teor de açúcares em produtos comerciais a base de Camellia sinensis L.
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43410Palavras-chave:
Camellia sinensis. Ação Antioxidante. Compostos Fenólicos. Açúcares. Chá.Resumo
Objetivo: Analisar e comparar quantitativamente compostos fenólicos, capacidade antioxidante e açúcares presentes em infusões e extratos solúveis de Camellia sinensis L. Metodologia: O estudo apresenta delineamento inteiramente casualizado, utilizando amostras por conveniência. Foram adquiridas três amostras aleatórias de cada tipo de chá. As análises de compostos fenólicos totais e flavonoides foram determinadas pelo método colorimétrico de Folin-Ciocalteu e cloreto de alumínio, respectivamente, taninos totais por complexação com caseína e os condensados pelo método do butanol-HCl. A capacidade antioxidante, pela metodologia do ferricianeto e sequestro de radicais livres pelo radical 2,2-difenil-1-picril-hidrazil, e os açúcares redutores e não redutores, através do reagente ácido 3-5-dinitrossalicílico. Resultado: Os extratos infusos apresentaram quantidades significativamente maiores de compostos fenólicos totais e flavonoides em comparação ao solúvel. Esse comportamento foi o mesmo para os taninos e atividade antioxidante. As infusões obtiveram maior poder redutor e capacidade de redução do radical livre. Os extratos solúveis foram destaque, com maior presença de açúcares. Esses resultados foram confirmados pela literatura e não houve trabalhos realizados com extratos solúveis e metodologias semelhantes ao realizado aqui para comparação. Conclusão: As infusões estudadas no presente trabalho foram mais ricas em compostos bioativos e antioxidantes, favorecendo seus benefícios para a população, tendo os extratos solúveis maior presença de açúcares adicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.