INTERVENÇÕES GASTRONÔMICAS E ANÁLISE DA ACEITABILIDADE EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE BELÉM-PA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2019.38974Palavras-chave:
Restaurante. Universidade. Planejamento de Cardápio. Dietética.Resumo
Introdução: As intervenções gastronômicas são uma iniciativa inovadora que enriquece o trabalho do nutricionista e agrega valor às refeições preparadas. Objetivo: A pesquisa teve por objetivo executar intervenções gastronômicas no cardápio de um restaurante universitário da cidade de Belém-PA, para analisar a aceitabilidade, o resto-ingestão e a aparências das refeições. Métodos: Estudo descritivo e quali-quantitativo, no qual uma equipe de gastronomia observou a produção de três cardápios usuais do restaurante universitário na pré-intervenção, aplicando, posteriormente, intervenções gastronômicas como tipo de corte, métodos de cocção, entre outros. Antes e após a aplicação das intervenções, foi realizado teste de aceitabilidade, resto-ingestão e registro fotográfico. Resultados e Discussões: A pesquisa teve participação média de 84% dos comensais nas duas etapas. O registro fotográfico mostrou poucas diferenças na aparência, pois as mudanças ocorreram na palatabilidade. Com as intervenções, o teste de aceitabilidade mostrou que houve redução na insatisfação dos usuários quanto aos pratos principais, além de elevar a porcentagem de aceitabilidade dos cardápios para acima de 85%, que é o mínimo segundo os valores de referência. Após as intervenções, o resto-ingestão foi reduzido e as sobras sujas chegaram a zero. Os resultados obtidos foram positivos e semelhantes a outras pesquisas que realizaram intervenções gastronômicas no cardápio. Conclusão: Mesmo não havendo alterações visuais das refeições nas bandejas, foi a modificação do sabor e textura dos alimentos que contribuiu para o sucesso dos resultados. Associar os conhecimentos de Nutrição às práticas gastronômicas promove aperfeiçoamento nos cardápios, além de despertar e incentivar estudos sobre esse assunto.
DOI: 10.12957/demetra.2019.38974
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.