DO “GÊNIO MALIGNO” AO FETICHE DO FAST FOOD ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2012.3280Resumo
Das loucuras da razão ao sexo dos anjos: biopolítica, hiperprevenção e produtividade científica. Autores: Luis David Castiel; Javier Sanz-Valero e Paulo Roberto Vasconcellos-Silva. 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011. 188p. ISBN: 978-85-7541-214-5.
Das loucuras da razão ao sexo dos anjos é um livro provocativo, a começar por seu título e capa. De início, ele já leva o leitor a refletir – e eu diria que esta é sua proposta central. Pensamos sobre o que deve tratar tal obra. Será que ela quer dizer que perdemos a razão e que isso nos leva a dialogar sobre coisas sem sentido, como por exemplo, o sexo dos anjos? Será que o gênio maligno cartesiano – que nos faz duvidar de nossos sentidos – voltou a nos atormentar? Bem, talvez ele nunca tenha realmente ido embora. Pois já não é de hoje que o sonho de que somente a razão (ou suas filhas pródigas: a ciência e a tecnologia) nos salvaria vem sendo questionado, só para relembrar alguns: Friedrich Nietzsche, Jürgen Habermas, Michel Foucault, Românticos na Alemanha, a Escola de Frankfurt, dentre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.