AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E ACEITAÇÃO DA ALFACE CROCANTELA PRODUZIDA EM SISTEMA HIDROPÔNICO NA CIDADE DE ARARAS, SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2018.31509Palavras-chave:
Comportamento do consumidor. Hidroponia. Composição de alimentos.Resumo
A alface crocantela, do grupo de alfaces crocantes, foi desenvolvida com características similares às cultivares crespas crocantes, com rendimento alto tanto em cultivo em campo quanto hidropônico. Além da eficiência produtiva, é importante que a folhosa possua também qualidade nutricional e aceitação do consumidor. O objetivo do estudo foi avaliar as características físico-químicas e aceitação da alface crocantela e das cultivares comerciais crespa crocante (SVR-2005) e vanda (TE-112), cultivadas em sistema hidropônico. Foram realizadas análises físico-químicas de pH, sólidos solúveis, ácido ascórbico, clorofila, cor instrumental, pressão de turgescência, perda de massa e aceitabilidade. A alface crocantela apresentou alta turgescência, resultando em boa aparência e qualidade para comerciantes e consumidores, devido, principalmente, a sua maior durabilidade pós-colheita, sendo que a crespa crocante apresentou características bastante similares à crocantela, que também se destacou por apresentar maior teor de clorofila e coloração escura. A alface vanda se destacou positivamente pelo sabor, devido ao seu alto teor de sólidos solúveis, e por sua cor clara, aroma e impressão global. Desta forma, com alta aceitação pelos consumidores semelhantes às cultivares já estabelecidas no mercado, a crocantela apresentou características favoráreis à boa aparência e qualidade do produto tanto para comerciantes quanto para consumidores.
DOI: 10.12957/demetra.2018.31509
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.