AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E A TRAMA DO FILME ELYSIUM: CONEXÕES ENTRE CIÊNCIA E CIDADANIA NO “CHÃO DA ESCOLA”

Autores

  • Madalena Mello e Silva Fiocruz
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Lúcia Rodriguez De La Rocque INSTITUTO OSWALDO CRUZ/FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28749

Palavras-chave:

Ensino de Ciência. Questões Sociocientíficas. Ficção Científica. “Chão da Escola” e Elysium.

Resumo

Atualmente, a inadequação do ambiente escolar às expectativas sociais e culturais dos alunos é um dos obstáculos para o Ensino de Ciências. A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita, essas temáticas já têm sido discutidas e incorporadas às áreas ligadas às Ciências Sociais e Ciências Naturais. As salas de aula de ciências podem ser reconhecidas como comunidades caracterizadas por práticas discursivas distintas voltadas para o engajamento. Nesse contexto, enfatizaremos aqui a relevância dos Filmes de Ficção Científica (FC) como uma estratégia de ensino capaz de contemplar os aspectos sociais e culturais dos sujeitos da educação, com a possibilidade de contribuir para a reflexão e diálogo. Partindo da necessidade de discutir no “chão da escola” questões sociocientíficas, destacaremos aqui o filme Elysium a partir de um breve levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos que relacionam a trama presente no filme com situações da vida real, além de um relato de experiência “Cinema e Debate” com Elysium em uma escola pública ocupada por estudantes durante a greve, em 2016. Esta experiência nos leva a acreditar que a Ficção Científica articulada com uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) é capaz de problematizar a relação complexa e controversa entre nós e o ambiente no qual estamos integrados. Além de nos possibilitar “um olhar” para além da ficção nas denúncias representadas nas tramas discursivas, principalmente em situações que envolvem as desigualdades.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28749

 

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Biografia do Autor

Madalena Mello e Silva, Fiocruz

Docente na Educação Básica na área das ciências biológicas desde 2006, no Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda e no Ensino Médio pela Secretaria de educação do Estado do Rio de Janeiro atualmente, Mestre em Ensino de biociências e Saúde (modalidade profissional) pela fundação Oswaldo Cruz (IOC) na área de concentração "estratégia de ensino" voltada da para a construção de estratégias inovadoras e estruturadas com sequência didática para o ensino nos espaços formais de ensino com ênfase em educação em saúde e atualmente (desde 2015), cursando o Doutorado Acadêmico no mesmo programa na área de concentração "Ciência e Arte" desenvolvendo estratégias para o ensino de biologia com filmes de Ficção Científica a partir do projeto Biologia no Cinema "da evolução à bidiversidade" para discentes do ensino médio e mais recentemente para a formação continuada docentes. Graduada em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade de Barra Mansa (UBM) e com especializações lato sensu em docência e educação para o pensar pela extinta Gama Filho e em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal Fluminense.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

PROFESSOR ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, BELO HORIZONTE/BH - marcelodiniz@pucminas.br

Lúcia Rodriguez De La Rocque, INSTITUTO OSWALDO CRUZ/FIOCRUZ

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde/INSTITUTO OSWALDO CRUZ/FIOCRUZ – LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM TERAPIAS, ENSINO E BIOPRODUTOS & Docente de Literatura Inglesa e do Programa de Pós-Graduação em Letras na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO - luroque@ioc.fiocruz.br

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Mello e Silva, M., de Barros, M. D. M., & De La Rocque, L. R. (2017). AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E A TRAMA DO FILME ELYSIUM: CONEXÕES ENTRE CIÊNCIA E CIDADANIA NO “CHÃO DA ESCOLA”. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(3), 561–574. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28749