AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E A TRAMA DO FILME ELYSIUM: CONEXÕES ENTRE CIÊNCIA E CIDADANIA NO “CHÃO DA ESCOLA”
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28749Palavras-chave:
Ensino de Ciência. Questões Sociocientíficas. Ficção Científica. “Chão da Escola” e Elysium.Resumo
Atualmente, a inadequação do ambiente escolar às expectativas sociais e culturais dos alunos é um dos obstáculos para o Ensino de Ciências. A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita, essas temáticas já têm sido discutidas e incorporadas às áreas ligadas às Ciências Sociais e Ciências Naturais. As salas de aula de ciências podem ser reconhecidas como comunidades caracterizadas por práticas discursivas distintas voltadas para o engajamento. Nesse contexto, enfatizaremos aqui a relevância dos Filmes de Ficção Científica (FC) como uma estratégia de ensino capaz de contemplar os aspectos sociais e culturais dos sujeitos da educação, com a possibilidade de contribuir para a reflexão e diálogo. Partindo da necessidade de discutir no “chão da escola” questões sociocientíficas, destacaremos aqui o filme Elysium a partir de um breve levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos que relacionam a trama presente no filme com situações da vida real, além de um relato de experiência “Cinema e Debate” com Elysium em uma escola pública ocupada por estudantes durante a greve, em 2016. Esta experiência nos leva a acreditar que a Ficção Científica articulada com uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) é capaz de problematizar a relação complexa e controversa entre nós e o ambiente no qual estamos integrados. Além de nos possibilitar “um olhar” para além da ficção nas denúncias representadas nas tramas discursivas, principalmente em situações que envolvem as desigualdades.
DOI: 10.12957/demetra.2017.28749
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.