MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO COMO FERRAMENTA PARA INVESTIGAR NOÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28434Palavras-chave:
Alimentação saudável. Entrevista. Educação. Diagnóstico. Formação de Conceito.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a possibilidade de utilizar o Método Clínico Piagetiano para investigar a compreensão sobre a alimentação saudável, verificando se as noções apresentadas pelos sujeitos se aproximam do conceito preconizado nos documentos oficiais brasileiros. O instrumento proposto consiste em uma entrevista clínica, que tem como suporte material a estrutura de um supermercado e um roteiro semiestruturado com situações e perguntas a ser feitas ao entrevistado. Para auxiliar na análise dos dados coletados na entrevista, estruturaram-se as características dos diferentes níveis relacionados ao conceito de alimentação saudável. Os níveis são elaborados considerando a estrutura de pensamento que o sujeito utilizou no momento de responder aos questionamentos do entrevistador. No primeiro nível, o sujeito utiliza em suas explicações apenas uma variável envolvida no conceito de alimentação saudável ou vale-se, em um momento, de um aspecto e, em nova situação, de outro. No segundo nível, passa a trabalhar com variáveis diferentes, referindo distintos aspectos relacionados à alimentação saudável, mas eles encontram-se isolados, não são concatenados entre si, parecendo ser independentes na interpretação do sujeito. No terceiro nível, o sujeito compreende a relação existente entre as variáveis da alimentação saudável, aplicando em diversas situações e contextos. Assinala-se que levar em consideração que os sujeitos apresentam diferentes níveis de compreensão com relação ao conceito de alimentação saudável poderá contribuir significativamente para o planejamento de futuras ações de educação alimentar e nutricional, tanto para indivíduos como para coletividades. Acredita-se que o instrumento construído pode vir a ser mais uma ferramenta utilizada no diagnóstico nutricional.
DOI: 10.12957/demetra.2017.28434
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.