POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS EM MUNICÍPIOS BAIANOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26371Palavras-chave:
Política Nutricional. Descentralização. Saúde pública. Promoção da saúde./Keywords, Nutrition Policy. Decentralization. Public health. Health promotion.Resumo
Introdução: A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) propõe uma atuação de caráter interdisciplinar e intersetorial, com o intuito de integrar as diversas ações para enfrentamento dos agravos nutricionais, organizado por uma série de programas e ações em diferentes vertentes, a serem implementados de maneira descentralizada, junto ao Sistema Único de Saúde. Objetivo: avaliar a implantação de programas da PNAN em municípios baianos e relacioná-los a indicadores sociodemográficos. Método: pesquisa documental retrospectiva, entrevistas semiestruturadas com informantes-chave e questionário estruturado on-line com gestores locais, via plataforma Survey Monkey. As ações do âmbito municipal foram então avaliadas quanto ao grau de implantação e os resultados foram associados com indicadores sociodemográficos, com uso de testes estatísticos. Resultados e discussão: A caracterização da PNAN e suas ações revelaram o quanto a política é ampla e dinâmica e por isso também complexa e de difícil implantação. Os programas de maior tempo de existência apresentaram maior porcentual de implantação satisfatória nos municípios com relação às ações/programas mais recentes. Os indicadores de desenvolvimento humano, cobertura da Estratégia de Saúde da Família e de Insegurança Alimentar apresentaram associação estatisticamente significante com a existência de programas da política. Conclusões: Pelos resultados obtidos neste estudo, e considerando os municípios pesquisados, permanecem sendo priorizadas na implantação da PNAN ações de controle dos agravos nutricionais, como deficiência de ferro e de vitamina A, em detrimento de ações de promoção da alimentação saudável e prevenção de problemas nutricionais.
DOI: 10.12957/demetra.2017.26371
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.