O QUEIJO MINAS ARTESANAL NA REGIÃO DA MATA MINEIRA: SEU SABER-FAZER E SUAS REPRESENTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.23535Palavras-chave:
Saber-fazer. Representações. Queijo Minas. Tradição. Zona da Mata. Diversidade Cultural.Resumo
O presente artigo foi elaborado após uma pesquisa realizada com produtores de Queijo Minas artesanal, Patrimônio Imaterial Brasileiro, residentes na Zona da Mata de Minas Gerais – Brasil. Nosso objetivo foi analisar quais as representações desses queijeiros sobre o saber-fazer envolvido na fabricação de seus queijos e como elas se articulam com as leis sanitárias que regulam esse saber. Para tanto, ancorou-se em teorias sobre o saber-fazer e representações coletivas, que contribuíram para ir ao campo e, posteriormente, analisá-lo. A partir das observações participantes e conversas realizadas com os produtores e seus familiares, previamente aprovadas pelo Comitê de Ética, foi possível perceber que as representações sobre esse saber-fazer ultrapassam o momento e o tempo, nos quais o queijo é feito. Como um alimento produzido dentro ou muito próximo da unidade doméstica, todos os espaços a ela pertencentes contribuem para a construção de representações e dialogam cotidianamente com o próprio saber-fazer. Nesse contexto, o saber-fazer pode ser considerado fruto da articulação de uma série de esferas circundantes da vida e história desses indivíduos.
DOI: 10.12957/demetra.2016.23535
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.