ANÁLISE DE FLAVONOIDES TOTAIS PRESENTES EM ALGUMAS FRUTAS E HORTALIÇAS CONVENCIONAIS E ORGÂNICAS MAIS CONSUMIDAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.22391Palavras-chave:
Flavonoides, frutas, hortaliças, orgânico, convencional, cocçãoResumo
Os flavonoides existentes na natureza estão relacionados com grande variedade de atividades biológicas, como ação anti-inflamatória e antioxidante, apresentando efeitos benéficos à saúde. O objetivo deste estudo foi analisar e comparar o teor de flavonoides totais presentes em frutas e hortaliças mais consumidas na região Sul do Brasil, segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar POF – 2008/2009. Foram analisados cebola, tomate, banana e maçã, de cultivo orgânico e convencional, in natura, e submetidos ao processo de cocção em calor seco na panela e micro-ondas. A determinação de flavonoides totais foi realizada por método espectrofotométrico, utilizando cloreto de alumínio. Os resultados das análises de determinação de flavonoides totais correspondem à média ± desvio padrão de três repetições. A maçã e a cebola apresentaram maior teor de flavonoides. O processo de cocção afetou a extração dos flavonoides nas frutas, diminuindo os teores, fato explicado pela presença das fibras. Já para as hortaliças, o processo facilitou a extração dos flavonoides. A recomendação diária de flavonoides não é definida, porém o profissional nutricionista, conhecendo como os alimentos devem ser consumidos e seus teores de flavonoides, pode prescrever e traçar estratégias e metas seguras de ingestão, para promoção da saúde do cliente, visando também a sua condição social e econômica.
DOI: 10.12957/demetra.2017.22391
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.