À SOMBRA DO ESTEREÓTIPO DE BELEZA: QUALIDADE DE VIDA E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22340Palavras-chave:
mulheres, qualidade de vida, composição corporal, imagem corporalResumo
Objetivo: Neste estudo, avaliou-se a associação da composição corporal, aspectos gerais e socioeconômicos com a Qualidade de Vida de 308 mulheres adultas e 53 idosas atendidas em um Ambulatório de Nutrição. Métodos: A Qualidade Vida foi avaliada com o questionário WHOQOL–bref, da Organização Mundial da Saúde, composto pelos domínios: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente, e pelos quesitos autoavaliação e geral. Foram coletados dados de Índice de Massa Corporal, percentual de gordura e circunferência de cintura. Resultados: A obesidade e o sobrepeso foram observados em 47,4% das adultas e em 84,9% das idosas, respectivamente. Todas as mulheres apresentaram circunferência de cintura e percentual de gordura elevados. As idosas eutróficas (p=0,03) e as adultas eutróficas (p<0,001) possuíam maior Qualidade de Vida. Todos os domínios e quesitos da Qualidade de Vida mostraram correlação com o Índice de Massa Corporal, circunferência de cintura e percentual de gordura (p<0,001), isto é, quanto maiores estes valores, menor a Qualidade de Vida. A regressão múltipla expôs que o Índice de Massa Corporal (p<0,001), idade (p<0,001) e escolaridade (p<0,001) se relacionaram de forma independente com a Qualidade de Vida, sendo o Índice de Massa Corporal de maneira inversa e as duas últimas, de forma direta. Conclusão: Sugere-se que o aumento do Índice de Massa Corporal, por ser uma variável fisicamente perceptível às mulheres, repercuta negativamente sobre a Qualidade de Vida experienciada por esse grupo.
DOI: 10.12957/demetra.2016.22340
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.