PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: PERFIL, AÇÕES INTERSETORIAIS E PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE SERVIÇOS, EM UM ESTUDO DE CASO NOS MORROS DE SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.21374Palavras-chave:
Políticas Públicas, Programa Bolsa Família, Programa Fome Zero, intersetorialidade, Segurança Alimentar e Nutricional, transferência de renda.Resumo
O Programa Bolsa Família (PBF) é um exemplo de ação que demanda esforços intersetoriais e contribui para implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no país. Tem como beneficiários, famílias em situação de maior vulnerabilidade, tendo de enfrentar a complexidade desta condição. Nesse sentido, a intersetorialidade é a estratégia política que tem sido orientada pelas principais Políticas Públicas no Brasil. Trata-se de um estudo de caso, nos Morros de Santos, que objetivou caracterizar o perfil dos beneficiários do PBF, mapear e refletir sobre as ações intersetoriais implantadas ou em construção e conhecer a percepção dos gestores locais sobre o programa. Para tanto, utilizou questionário e entrevista semiestruturada para coleta de dados. O perfil foi traçado por análise descritiva e as entrevistas foram analisadas por análise de conteúdo. Foram entrevistados cinco informantes-chave dos serviços de assistência social, saúde e educação dos Morros de Santos. O perfil dos beneficiários se coaduna aos objetivos do programa, mas não há acesso dos serviços a informações unificadas. As ações têm se restringido ao acompanhamento setorizado das condicionalidades do PBF. A percepção dos gestores sobre o programa é de que ele cumpre seus objetivos, apesar de ainda não ser visto como um direito. Diante desse cenário, sugere-se o investimento municipal nos diferentes setores, repensando a política das ações, considerando a intersetorialidade como eixo estratégico. Ter um sistema de informação unificado viabilizaria o trabalho e a efetivação dessas ações, inclusive as promotoras de SAN, contribuindo diretamente na implantação e consolidação do SISAN no município.
DOI: 10.12957/demetra.2016.21374
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.