AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE CAPACIDADE VOLUMÉTRICA DE CAÇAROLAS E CALDEIRÕES FRENTE ÀS ESPECIFICAÇÕES DO FABRICANTE E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.21085Palavras-chave:
caçarola de alumínio, caldeirão de alumínio, capacidade volumétrica, unidades produtoras de refeiçõesResumo
As caçarolas e caldeirões de alumínios são utensílios indispensáveis em cozinhas domésticas e Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Conhecer sua capacidade volumétrica possui relevância na prática das UANs, uma vez que conduz ao controle mais efetivo quanto à administração e porcionamento dos alimentos, reduzindo as chances de desperdícios ou otimizando o espaço de seu armazenamento. Assim, planejou-se o presente estudo a fim de avaliar se a capacidade volumétrica de caçarolas e caldeirões, descrita pelos fabricantes, encontra-se de acordo com os valores reais analisados e em concordância com a legislação. Foram estudados 12 tipos de caçarolas e nove tipos de caldeirões. As avaliações foram feitas em triplicatas. Análise de variância e o teste t de Student foram utilizados para as comparações dos valores descritos pelos Fabricantes versus Medida Real encontrada. Os valores foram comparados com os descritos pela legislação brasileira em vigor. Os valores da capacidade volumétrica anunciados pelos fabricantes, quando comparados com os avaliados, não apresentaram diferenças estatisticamente significantes. Todavia, salienta-se a expressiva variação volumétrica permitida pela legislação e a falta de clareza na exatidão da capacidade volumétrica de caçarolas e caldeirões da linha industrial, utilizadas nas UANs. Observou-se não conformidade com a legislação quanto às informações que devem constar de forma permanente no corpo das caçarolas e caldeirões em 72% dos analisados. Conclui-se que são necessários cuidados na utilização desses utensílios, durante a elaboração de preparações culinárias. Sugere-se reformulação da norma brasileira sobre a capacidade volumétrica desses produtos, considerando variações volumétricas não superiores a 20%.
DOI: 10.12957/demetra.2016.21085
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.