PREVALÊNCIA DE ANEMIA EM GESTANTES ACOMPANHADAS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.17431Palavras-chave:
Anemia ferropriva, Gestante, Hemoglobina.Resumo
Objetivo: Verificar a prevalência de anemia em gestantes acompanhadas nas unidades básicas de saúde do município de Caruaru, Pernambuco. Métodos: Estudo transversal, de natureza quantitativa, realizado a partir de dados secundários extraídos do banco de informações da pesquisa intitulada “Estado nutricional de gestantes: aspectos metodológicos epidemiológicos e implicações na assistência pré-natal”. Realizou-se um recorte com as informações do referido município, sendo a amostra composta por 141 gestantes. A retirada de dados foi orientada por um instrumento contendo as variáveis de interesse do estudo, que envolviam aspectos sociodemográficos, antecedentes obstétricos e dados da gravidez atual. O desfecho “anemia” foi considerado como Hb < 11 mg/dl, segundo critérios adotados pela Organização Mundial da Saúde. Utilizou-se software Epi-info 7 para realizar as análises descritivas e bivariadas. Resultados: A prevalência de anemia encontrada foi de apenas 5%. Maiores frequências de anemia foram observadas em gestantes adolescentes, com baixa escolaridade, pertencentes a menores classes econômicas, que realizaram apenas uma a duas consultas pré-natais, com início de acompanhamento no 2º e 3º trimestres e sem tratamento antianêmico na gestação atual. A análise bivariada não mostrou associação entre o desfecho “anemia” e as variáveis explanatórias avaliadas. Conclusão: Os achados desta pesquisa mostraram baixa prevalência de anemia pelos níveis de hemoglobina no município de Caruaru-PE, sugerindo a necessidade de novas investigações sobre os fatores envolvidos na determinação desta deficiência nutricional.
DOI: 10.12957/demetra.2016.17431
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.