REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, HISTÓRICA E CULTURAL DA CANJA DE GALINHA: ESTUDO DE FONTES HISTÓRICAS E DE FONTES ORAIS DE UMA POPULAÇÃO DE IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16717Palavras-chave:
Canja de Galinha, Patrimônio Alimentar, História da Alimentação, Brasil, Portugal.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar as representações sociais, histórica e cultural do consumo de canja de galinha em uma população de idosos. A investigação foi estruturada em pontos que contemplaram “fontes orais”, “fontes escritas” e “articulação entre fontes orais e escritas”. A investigação em fontes orais deu-se pela coleta de testemunhos entre a população idosa, através da metodologia de grupo focal. No que concerne às fontes escritas, buscaram-se textos de duas áreas do saber: medicina e culinária. Como resultados das fontes orais, participaram do grupo focal 11 idosos com média de idade de 69,09 anos, que identificaram os principais ingredientes da canja como frango, arroz e batata. Indicaram ainda seu consumo adequado para diversos estados de convalescença, no puerpério e em situações de necessidades de conforto. Dentre as fontes escritas consultadas, destacam-se alguns tratados hipocráticos do século V a.C sobre dietética e obras médicas portuguesas cronologicamente situadas entre os séculos XVI-XIX. A articulação entre as duas tipologias de fontes de investigação permitiu destacar três focos de reflexão: 1) a descrição da receita, a preservação dos principais ingredientes e adaptações da receita a diferentes culturas alimentares; 2) a identificação das suas propriedades terapêuticas, 3) sua pertinência sociocultural. Concluímos que a canja de galinha, ainda que com adaptações de preparo, constitui, entre a população de idosos estudada, um elemento agregador da comunidade e um recurso terapêutico em diversas situações requerentes de cuidados.
DOI: 10.12957/demetra.2016.16717
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.