A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16053Palavras-chave:
Comportamento Alimentar, Antropologia, Aleitamento Materno, Alimentação Complementar, Estratégia Saúde da Família, Desmame Precoce.Resumo
A introdução da alimentação complementar adequada em tempo oportuno é desafiadora para os profissionais de saúde no contexto da Atenção Primária. A Organização Mundial da Saúde preconiza a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e o aleitamento materno inserido na alimentação complementar até dois anos ou mais. O nutricionista, enquanto membro da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tem papel fundamental nos aspectos nutricionais das crianças de zero a dois anos e deve conhecer o comportamento alimentar da família para identificar hábitos e atuar no âmbito familiar. O objetivo deste estudo é problematizar a influência do comportamento familiar na introdução da alimentação complementar da criança e suas consequências no desenvolvimento infantil, através do relato de duas experiências de casos de crianças menores de dois anos atendidas por nutricionistas do NASF. No primeiro caso, observou-se a dificuldade de introdução da alimentação complementar, em função de hábitos alimentares construídos ao longo do tempo pela família, acarretando baixo-peso na criança. Já no segundo caso, evidenciaram-se o desmame precoce e a introdução também precoce e em grande quantidade de leite de vaca, devido a conceitos atribuídos pela mãe a respeito de um padrão alimentar infantil saudável, o que causou constipação intestinal na criança. Apesar de serem conhecidas as implicações para a saúde, a mudança de hábitos alimentares é uma tarefa desafiadora. Conclui-se que o manejo da alimentação infantil é fortemente influenciado pelo contexto familiar e ambiental, sendo relevante considerar esses fatores na abordagem nutricional de mães de lactentes.
DOI: 10.12957/demetra.2016.16053
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.