EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, CULTURA E SUBJETIVIDADES: A ESCOLA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E CRIATIVOS EM TORNO DA CULTURA ALIMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.14838Palavras-chave:
Educação. Alimentação. Psicologia. Cultura.Resumo
A partir de uma série de intervenções grupais, construímos, com um grupo de estudantes da rede pública de ensino, reflexões em torno da educação e da cultura alimentar e nutricional em vigor na sociedade contemporânea. Utilizando como base teórica para as reflexões a teoria histórico-cultural e a história da alimentação, debatemos com os estudantes quais elementos históricos, sociais, políticos, ideológicos e econômicos influenciam a cultura alimentar e como interferem na formação da subjetividade do sujeito. Concluímos que o debate em torno dos hábitos alimentares tradicionais tem o mérito de resgatar a cultura e história da alimentação, e de como ela é extremamente relevante na formação da identidade cultural e social de um povo. Ações em educação alimentar e nutricional podem potencializar a criticidade de estudantes a respeito dos hábitos alimentares, que na maioria das vezes são impostos por estratégias mediáticas da indústria alimentar, e conduzi-los a rever a relação que estabelecem com a alimentação na contemporaneidade.
DOI: 10.12957/demetra.2015.14838
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.