ASSOCIAÇÃO DA INTERRUPÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO COM A RETENÇÃO DE PESO E A PERDA DE PESO NO PÓS-PARTO

Autores

  • Cinara Costa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2014.10828

Resumo

Cerca de 43,1% das mulheres brasileiras em idade fértil apresentam excesso de peso. No entanto, a interrupção de aleitamento materno exclusivo, frente às significativas demandas nutricionais impostas à mãe, tem potencial influência na perda e retenção de peso da mulher no pós-parto. Investigar a associação entre a interrupção de aleitamento materno exclusivo (IAME) e retenção de peso e perda de peso no segundo mês após o parto. Estudo seccional inserido em uma coorte prospectiva, tendo como população fonte mulheres (n=298) que compareceram a quatro Unidades Básicas de Saúde do Município do Rio de Janeiro. Para a obtenção de dados referentes à amamentação foi aplicado recordatório de consumo alimentar do bebê de 24 horas utilizado nos inquéritos em campanhas nacionais de vacinação. Considerou-se como IAME as crianças que não receberam somente leite materno nas 24 horas que antecederam as três entrevistas durante os primeiros dois meses de vida da criança. A análise dos dados se baseou em modelos de regressão logístico e linear que foram ajustados pelas covariáveis que apresentaram associações com p-valor ≤0,20 nas análises brutas. Em relação à análise da interrupção do aleitamento materno e retenção de peso no pós-parto, observa-se que não ofertar leite materno durante os dois meses após o parto não se mostrou associado com a retenção de peso. E, os resultados do modelo final de regressão logística múltipla mostraram que as mães que interromperam o aleitamento materno exclusivo (AME) durante os dois meses pós-parto têm duas vezes e meia mais chances de não perderem peso em relação aquelas mulheres que em algum momento desse período ofereciam AME a seus filhos independente do ganho de peso gestacional e do peso pré- gestacional (p<0,05). Tendo em vista os achados apresentados, destacam-se evidências para apoiar a implementação de políticas de saúde para evitar a retenção de peso pós-parto e obesidade.

DOI 10.12957/demetra.2014.10828

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinara Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

OLIVEIRA, Cinara Costa de. Associação da interrupção do aleitamento materno exclusivo com a retenção de peso e a perda de peso no pós-parto. 2011. 61 p. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Orientadores: Maria Helena Hasselmann e Claudia Valeria Cardim da Silva.

Publicado

2014-05-04

Como Citar

1.
Oliveira CC de. ASSOCIAÇÃO DA INTERRUPÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO COM A RETENÇÃO DE PESO E A PERDA DE PESO NO PÓS-PARTO. DEMETRA [Internet]. 4º de maio de 2014 [citado 1º de maio de 2025];9(1):183. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/10828

Edição

Seção

TESES E DISSERTAÇÕES