ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS, AVALIADOS EM DOMICÍLIO, COM DIFICULDADE DE ACESSO AO SERVIÇO DE ATENÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2014.10518Palavras-chave:
avaliação nutricional, idoso, assistência domiciliarResumo
Introdução: O aumento da expectativa de vida representa uma conquista social, mas pode ocasionar aumento no número de idosos dependentes, inseridos tanto no meio social quanto no familiar. A redução nos custos com assistência hospitalar e institucional é um dos motivos da permanência de idosos incapacitados em suas próprias casas, tornando o suporte domiciliar uma necessidade. O processo de avaliação da saúde de idosos engloba análises de aspectos clínicos e psicossociais, sendo o estado nutricional uma das condições clínicas de maior importância, devido a sua relação com a morbi-mortalidade dessa população. Objetivo: Verificar, em domicílio, o estado nutricional de idosos com dificuldade de acesso à unidade de saúde, por meio de diferentes instrumentos de avaliação nutricional. O estudo foi realizado com 18 idosos, de ambos os sexos, matriculados na Unidade de Saúde da Família – PSF Dourados, no Município de Guarapuava-PR, que recebiam visita regular de agente comunitário de saúde. Resultados: Grande parte dos idosos apresentava algum grau de desnutrição, e a avaliação por meio de medidas antropométricas foi mais acurada do que a realizada pela miniavaliação nutricional. Conclusão: Conclui-se que, independentemente do instrumento de análise utilizado, houve alta prevalência de desnutrição, e que a avaliação nutricional de idosos, realizada em domicílio, é potente ferramenta de avaliação e intervenção em seu estado nutricional.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2014.10518
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.