a filosofia na escola fundamental uma indagação sobre formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71317Palavras-chave:
filosofia, ensino, questionário, didática, formaçãoResumo
O artigo analisa alguns dos resultados que emergiram de um questionário aplicado no ano letivo 2021/2022, destinado a investigar a percepção de professores do ensino básico sobre experiências de reflexão filosófica com crianças. Este trabalho analisa algumas questões como as necessidades formativas e a formação de professores que pretendam abordar estas experiências de ensino, os benefícios transversais que a filosofia pode trazer para melhorar a aprendizagem noutras disciplinas, a possibilidade de desenvolver na criança o pensamento crítico e reflexivo, o aumento das competências lógicas e argumentativas e, finalmente, o desenvolvimento das competências de cidadania e responsabilidade social. Um quadro positivo parece emergir dos resultados em que os professores são proativos no que diz respeito à possibilidade de perceber a filosofia não mais como uma disciplina a ser proposta apenas aos alunos mais velhos. Isso leva a revisitar as práticas normais de ensino e leva necessariamente os professores a se questionarem por meio de uma formação específica.Downloads
Referências
Baldacci, M. (2010). Teoria, prassi e “modello” in pedagogia. Un’interpretazione della prospettiva. Education Sciences & Society, 1 (1), pp. 65-75.
Bruner, J. (1997), La cultura dell’educazione. Nuovi orizzonti per la scuola. Milano: Feltrinelli.
Calliero, C., Galvagno, A. (2010). Abitare la domanda. Riflessioni per un’educazione filosofica nella scuola di base. Perugia: Morlacchi.
Caputo, A. (2016a). Quando i bambini danno a pensare (donne à penser). Logoi. Ph – Journal of Philosophy, 6(II), pp. 9-20.
Caputo, A. (2016b). Philosophia ludens per bambini. Lo scenario teorico della proposta operativa. In Logoi.ph – Journal of Philosophy, 6(II), pp. 143-169.
Chaipperini, C. (2005). Filosofia e infanzia. In L. Rossetti e C. Chiapperini (a cura di), Filosofare con i bambini e i ragazzi. Atti delle giornate di studio di Villa Montesca. Morlacchi, Perugia.
Iiritano, M., Cianci, D. (2020). Pensare da bambini. La sfida di Amica Sofia. Trento: Erickson.
Santi, M. (2002). Conversazione con Matthew Lipman. In A. Cosentino (a cura di), Filosofia e formazione. 10 anni di Philosophy for children in Italia. Napoli: Liguori. Precedentemente pubblicato in “Prospettiva EP”, 6/1991.
Striano, M. (2002). Alcune considerazioni sulla formazione degli insegnanti in P4C. In A. Cosentino (a cura di), Filosofia e formazione. 10 anni di Philosophy for children in Italia. Liguori, Napoli. Precedentemente pubblicato in “CRIF-bollettino”, N.7/1997.
Zippel, N. (2017). I bambini e la filosofia. Roma: Carocci.