filosofia para crianças, comunidade de investigação, e direitos humanos

Autores

  • karen mizell Utah Valley University Dept. of Philosophy and Humanities

Palavras-chave:

Human Rights Education, Community of Inquiry, Inter-cultural Education, Human Dignity, Philosophy for Children, Ethnocentrism, Character Education

Resumo

A Comunidade de Investigação (CoI) é um singular modelo de discurso que reúne adultos e crianças em torno de discussões colaborativas a respeito de temas filosóficos e éticos. Este artigo examina o potencial para CoI para aprofundar o entendimento moral e intelectual por meio do discurso recorrente que encoraja as crianças a transcenderem suas limitações culturais, confrontar suas próprias predisposições morais, e aumentar a compreensão intercultural. Na medida em que as crianças se familiarizam com valores normativos formulados no diálogo ético, elas são imersas em ideais de reciprocidade e empatia em forma que transcendem um estreito auto-interesse. A técnica sustenta a liberdade de pensamento e de consciência das crianças em tanto elas aprendem a expressar suas visões e a escutar as perspectivas dos outros. A comunidade de investigação é uma prática funcional que expande uma profunda e prática educação da personalidade. Tais diálogos podem tornar-se efetivos veículos para introduzir crianças nas discussões de dignidade humana e direitos, e também desafiam as tradicionais relações de poder entre adultos e crianças. O pressuposto acrítico subjacente a tais disparidades de poder frequentemente contesta com os direitos e a dignidade das crianças. A CoI é uma ferramenta valiosa para educação em direitos humanos, já que incentiva a sensibilidade das crianças para os direitos e dignidade de outros e, simultaneamente, honra os direitos e a dignidade das próprias crianças como cidadãs participantes da comunidade global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

karen mizell, Utah Valley University Dept. of Philosophy and Humanities

Professor of Philosophy Director, Utah High School Ethics Bowl

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

MIZELL, Karen. filosofia para crianças, comunidade de investigação, e direitos humanos. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 319–328, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20706. Acesso em: 6 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos