filosofia para crianças, comunidade de investigação, e direitos humanos
Palavras-chave:
Human Rights Education, Community of Inquiry, Inter-cultural Education, Human Dignity, Philosophy for Children, Ethnocentrism, Character EducationResumo
A Comunidade de Investigação (CoI) é um singular modelo de discurso que reúne adultos e crianças em torno de discussões colaborativas a respeito de temas filosóficos e éticos. Este artigo examina o potencial para CoI para aprofundar o entendimento moral e intelectual por meio do discurso recorrente que encoraja as crianças a transcenderem suas limitações culturais, confrontar suas próprias predisposições morais, e aumentar a compreensão intercultural. Na medida em que as crianças se familiarizam com valores normativos formulados no diálogo ético, elas são imersas em ideais de reciprocidade e empatia em forma que transcendem um estreito auto-interesse. A técnica sustenta a liberdade de pensamento e de consciência das crianças em tanto elas aprendem a expressar suas visões e a escutar as perspectivas dos outros. A comunidade de investigação é uma prática funcional que expande uma profunda e prática educação da personalidade. Tais diálogos podem tornar-se efetivos veículos para introduzir crianças nas discussões de dignidade humana e direitos, e também desafiam as tradicionais relações de poder entre adultos e crianças. O pressuposto acrítico subjacente a tais disparidades de poder frequentemente contesta com os direitos e a dignidade das crianças. A CoI é uma ferramenta valiosa para educação em direitos humanos, já que incentiva a sensibilidade das crianças para os direitos e dignidade de outros e, simultaneamente, honra os direitos e a dignidade das próprias crianças como cidadãs participantes da comunidade global.Downloads
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Publicado
2015-11-30
Como Citar
MIZELL, Karen. filosofia para crianças, comunidade de investigação, e direitos humanos. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 319–328, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20706. Acesso em: 6 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos