“essa é uma idéia melhor”. progresso filosófico e filosofia para crianças
Palavras-chave:
epistemic progress, philosophical inquiry, reflective equilibrium, resolution, conceptionsResumo
Filosofia para crianças é um importante programa educacional que compromete as crianças na investigação filosófica como um meio para dar sentido ao mundo. A explicação para seu sucesso é que os participantes fazem progressos dando sentido ao mundo ou, mais coloquialmente, desenvolvem melhores idéias. Embora o progresso filosófico seja essencial para o valor de Filosofia para Crianças, há pouco escrito sobre essa importante conceito, e o pouco que há tende a ser meramente sugestivo. O resultado disso é que os professores e os estudantes freqüentemente encontram-se perdidos no processo dialogal e investigativo de filosofia para crianças, no qual não há pontos de chegada pré-determinados ou respostas “certas” e incontestáveis sobre as quais eles poderiam alcançar. Esse artigo pretende expor o fundamento da concepção do progresso filosófico na literatura corrente sobre a Filosofia para Crianças e, a partir de então, desenvolver uma concepção mais adequada de progresso filosófico. Eu argumento que o progresso filosófico na Filosofia para Crianças deveria ser concebido como o movimento dos problemas filosóficos às resoluções filosóficas, ou, em outras palavras, das concepções incongruentes e inadequadas às concepções transformadas nas quais os problemas não ocorrem mais. A estrutura do questionamento filosófico ajuda os alunos a manterem suas referências quando fazem o movimento dos problemas filosóficos às resoluções filosóficas, e os ajuda a identificar os acontecimentos que indicam que eles estão chegando a algum lugar. Eles sabem que eles fizeram progresso não porque eles têm a “reposta certa”, mas porque eles têm concepções melhores que estão num nível mais avançado de equilíbrio refletivo em comparação às concepções incongruentes e inadequadas com as quais eles começaram e em comparação às resoluções alternativas. Minha recomendação é que essa concepção de progresso filosófico venha a ser a característica principal para o programa de Filosofia para Crianças, para que possa promover a estrutura necessária para a essencial aspiração de se fazer progresso filosófico. Palavras-chave: progresso epistêmico; pesquisa filosófica; equilíbrio reflexivo; resolução; concepçõesDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-02-01
Como Citar
GOLDING, Clinton. “essa é uma idéia melhor”. progresso filosófico e filosofia para crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. p. 223–269, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20587. Acesso em: 5 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos