filosofia para crianças. avaliando seu impacto em estudantes de nível superior
Palavras-chave:
Identity, critical pedagogy, changed beliefs, questioning, self-reflectionResumo
Este trabalho destina-se a analisar como uma metodologia de ensino de “filosofia para crianças” (Lipman, Sharp e Oscanyan, 1978) pode fomentar o ensino em nível de fundamentos, entre estudantes da Universidad de Malta de Artes, Ciência e Tecnologia (MCAST). Esta Universidade oferece o VET (Educação e Formação Profissional) a estudantes com idade a partir de 16 anos. Os cursos de fundamentos estão no nível 1 do Quadro Nacional de Qualificações Profissionais, sendo este o nível mais básico. Os estudantes desse estudo estão estudando Saúde e Cuidado Social. Os cursos oferecidos no MCAST em Saúde e Cuidado Social vão até o nível 6, nível correspondente à formação de nível superior. Os estudantes podem fazer este percurso, do nível 1 ao nível 6, em 7 anos. Alternativamente, podem terminar seus estudos em um nível mais baixo, inclusive depois de terminar o curso de nível fundamental. A metodologia que tem sido adotada está calcada em engajar os alunos em um contínuo questionamento, também na reflexão filosófica sobre a matéria estudada e em conectá-la com aprendizagem de outras áreas e suas experiências pessoais. A metodologia está baseada no comprometimento dos alunos na formulação de perguntas próprias, explorando os conceitos que eles consideram importantes, aprendendo desde o ponto de vista de cada um. Assim, eles entendem a si mesmos e aos outros desde uma perspectiva mais reflexiva. Está centrada tanto na exposição do professor quanto no aluno, na medida em que as exposições modelam os procedimentos apropriados de investigação, estimulando os estudantes a encontrarem uma voz que permita-os a desafiar o que consideravam inaceitável, mais do que intervir para impor conclusões pré-determinadas. A análise se baseia em uma aproximação etnográfica que toma sua forma pelas vozes dos estudantes e que envolve observação de campo e grupos focais. Antecipa-se que este estudo vai promover uma compreensão da própria avaliação dos estudantes acerca dos benefícios de estimular suas curiosidades filosóficas por meio da utilização de uma metodologia de filosofia para crianças nos cursos de Saúde e Cuidado Social entre os estudantes universitários. Palavras-chave: Identidade; pedagogia crítica; crenças mudadas; questionamento; auto-reflexãoDownloads
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Publicado
2010-02-02
Como Citar
SPITERI, Damian. filosofia para crianças. avaliando seu impacto em estudantes de nível superior. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. p. 425–445, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20586. Acesso em: 4 maio. 2025.
Edição
Seção
experiências