conversas à tardinha
Resumo
Trata –se duma reflexão resultante da prática da Filosofia com Crianças ao longo de quatro anos, com crianças e jovens entre os 4 e os 18 anos, emigrantes e filhos de emigrantes de Cabo Verde, no bairro da Cova da Moura, situado na periferia de Lisboa. Diz –se que a população daí forma uma comunidade semelhante às que existem em certas zonas mais isoladas das ilhas e que o espaço geográfico que ocupa se constitui assim como uma outra ilha no meio dos outros bairros da periferia da cidade. Distinguindo e diferenciando -se destes pelos costumes e modos de vida enraizados nas tradições da cultura Cabo Verdeana, a par destes valores e práticas coexistem enormes dificuldades econômicas, episódios de violência que acontecem com alguma freqüência devido ao tráfico da droga e à forma invasiva como a policia intervém assim como outros problemas relacionados com a exclusão social que expõem as crianças e os jovens a uma maior vulnerabilidade. Entre vários, um dos objectivos da prática foi a valorização da cultura de origem e da língua materna o crioulo, outro, o desenvolvimento da reflexão e do questionamento com base no contexto referido e também no mundo vivido de cada um dos participantes. No presente texto serão abordados alguns dos efeitos da abertura reflexiva, através da prática da Filosofia com Crianças, na remoção dos obstáculos relacionados com o contexto de exclusão. Para tal, em primeiro lugar analizar-se-á algumas falas das crianças explicitando o seu contexto e reforçando a importância de lhes ser outorgado um espaço para reflectirem a sua situação. Em seguida, descodificar–se-á a prática em questão analisando várias hipóteses e problemáticas implícitas, nomeadamente através da apresentação de outros registros de sessões de Filosofia. Analisar -se -à ainda a forma como se pode estabelecer uma articulação entre a experiência concreta e singular das crianças e as suas perguntas existenciais e filosóficas e a importância destas para as crianças em questão poderem pensar o seu mundo, posicionarem –se e inscreverem -se na sociedade de todos os humanos para além dos obstáculos à sua inserção. Apesar dos seus efeitos terapêuticos, distinguir – se –à, ainda, esta prática da psicologia.Downloads
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Publicado
2011-01-31
Como Citar
PEDRO, Rita afonso. conversas à tardinha. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. pp.377–394, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20552. Acesso em: 12 jul. 2025.
Edição
Seção
experiências