Cinema dos primeiros tempos, infância e a entrada na linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76994

Palavras-chave:

infância, linguagem, cinema dos primeiros tempos

Resumo

A partir de imagens de crianças encontradas no cinema dos primeiros tempos, propomos uma reflexão sobre as relações entre a infância e cinema. Segundo Walter Benjamin (2009), tanto a infância quanto o cinema são invenções da modernidade: o conceito de infância como um período importante de formação do sujeito nasce de forma inseparável das tecnologias de produção e reprodução da imagem que nos dão a ver as crianças de uma forma inédita, primeiro na fotografia e depois no cinema. A partir disso, nos perguntamos se seria possível pensar na “invenção” do cinema como também um gesto de infância? Nos propomos a pensar uma ideia de infância do cinema para além de um reducionismo teleológico. Para tanto, partimos de uma visão psicanalítica sobre o processo de entrada na linguagem, que coincide com o movimento de individuação do sujeito, na infância. A partir desta perspectiva, estabelecemos uma analogia entre a infância e o desenvolvimento do cinema como momentos igualmente marcados pela entrada na linguagem: de um estado atravessado fortemente pela visualidade, pela experimentação, pela descoberta e pela brincadeira, em direção a uma entrada no sistema simbólico estruturado da linguagem através de constantes negociações com as convenções e os limites do mundo adulto.

Biografia do Autor

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT-UFRB)

Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas e da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Adriana Fresquet, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

Carvalho, L. M. M. de, & Fresquet, A. (2023). Cinema dos primeiros tempos, infância e a entrada na linguagem. Childhood & Philosophy, 19, 01–25. https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76994

Edição

Seção

artigos