a etnografia e o campo dos novos estudos sociais das infâncias
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76908Palavras-chave:
infâncias, crianças, pesquisa com crianças, etnografiaResumo
O campo interdisciplinar dos novos estudos sociais das infâncias parte de uma ruptura epistemológica com as abordagens clássicas das ciências que adotam visões biologizantes, essencialistas e universais da criança e encontra na etnografia uma possibilidade de conceituação de criança enquanto sujeito ativo e de infância enquanto categoria social geracional. O reconhecimento desses conceitos de criança e de infância pela etnografia na pesquisa com crianças implica voltar-se para a criança como o outro, o diferente, o estrangeiro. A proposta de ruptura teórico-conceitual na investigação das infâncias exige a implementação de metodologias que focalizem as experiências, os pontos de vista e as vozes das crianças, compreendendo-as enquanto processo, em outras palavras, constante construção. Portanto, para essa perspectiva, a criança não é o objeto do estudo, mas é sujeito que interage com o pesquisador na construção dos sentidos e significados da pesquisa. O texto está organizado em três partes que abordam os aspectos epistemológicos, teórico-conceituais e metodológicos do debate proposto. Ao final, procura-se uma articulação entre os diferentes aspectos da discussão, propondo uma reflexão sobre a ética e a alteridade, reconhecendo que a diferença atravessa as relações humanas e, portanto, é o diferente, o incomum, o incompreensível, o oposto, o desigual, o inalcançável que marca e define a pesquisa com criança.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 127, p. 461-474, abr./jun. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/7yYpXMyr5jx5P3VwqcXdk4f/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023, 17:07.
BELLONI, Maria Luiza. O que é sociologia da infância. Campinas: Ed. Autores Associados, 2009.
CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. A presença do autor e a pós-modernidade em Antropologia. Novos estudos, São Paulo, v.2, n.21, jul.1988. Disponível em: <https://novosestudos.com.br/produto/edicao-21/#58dad2c2d70ed>. Acesso em: 10 jun. 2023, 17:04.
CHRISTENSEN, Pia. Lugar, espaço e conhecimento: crianças em pequenas e grandes cidades. In: MÜLLER, Fernanda (org.). Infância em perspectiva: políticas, pesquisas e instituições. São Paulo: Cortez, p. 143-164, 2010.
CHRISTENSEN, Pia; PROUT, Alan. Working with ethical symmetry in social research with children. Childhood, London, v. 9, n. 4, p. 477-497, nov. 2002. Disponível em: <http://www.kingscollege.net/pomfret/3311/pdf/ReadingChristensen.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023, 17:03.
COELHO, Olivia Pires; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Anarquismo e descolonização: possibilidades para pensar a infância. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 335-352, maio/ago.2017. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2023, 17:02.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
COHN, Clarice. Concepções de infância e infâncias: um estado da arte da antropologia da criança no Brasil. Civitas-Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 13, p. 221-244, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/15478/10826>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:59.
CORSARO, William A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/HkDSKzZZJKdsSFtqBHmZxbF/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:58.
CORSARO, William. Sociologia da Infância. São Paulo: ARTMED, 2011.
FERREIRA, Manuela; LIMA, Patricia de Moraes. Infância e Etnografia: dialogia entre alteridades e similitudes. Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 1, p. 01– 14, jan./mar. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2020.e61820/pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:57.
FERREIRA, Manuela; NUNES, Ângela. Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios. Linhas Críticas, Brasília, v. 20, n. 41, p. 103-123, jan./abr. 2014. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4260/3896>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:56.
JAMES, Allison. Dando voz às vozes das crianças: práticas e problemas, armadilhas e potenciais. Tradução de Deborah Esther Grajzer e revisão científica de Manuela Ferreira e de Cristina Gouveia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 1., n. 40, p. 219-248, 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2023, 16:56.
JENKS, Chris. Constituindo a criança. Educação, Sociedade & Cultura, Porto-Portugal, v. 17, n. 01, p.185-216, 2002. Disponível em: <https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC17/17-arquivo.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:55.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro. Revisão de Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1988.
LOPES, J. J. M. Geografia das Crianças, Geografias das Infâncias: as contribuições da Geografia para os estudos das crianças e suas infância. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 23, n. 79, p. 65–82, jan./jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2023, 16:55.
LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 22, n. 49/1, p. 283-294, maio/ago. 2013. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/915/716>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:54.
LOPES, Jader Janer Moreira; SUAREZ, Mathusalam Pantevis. “É de outro planeta, ele é extraterrestre”. Revisitando os estudos em Geografia da Infância no Brasil. Contemporânea, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 495-512, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/641/pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:53.
LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia. Geografia da infância: territorialidades infantis. Currículo sem fronteiras, v. 6, n. 1, p. 103-127, jan.2006. Disponível em: <https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2006/vol6/no1/8.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:52.
MACEDO, Elina Elias; SANTIAGO, Flávio; SANTOS, Solange Estanislau dos; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Infâncias e descolonização: desafios para uma educação emancipatória. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 2, n. 2, p. 38-50, jul./dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2023, 16:52.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, jun. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/KKxt4zRfvVWbkbgsfQD7ytJ/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:51.
MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. Traduções de Anton P. Carr e Lígia Aparecida Cardieri Mendonça. Revisão de Eunice Ribeiro Durhan. São Paulo: Abril cultural, 2ª Ed., 1978.
MARCHI, Rita de Cássia. Pesquisa etnográfica com crianças: participação, voz e ética. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.43, n.2, p. 727-746, abr./jun. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/R4STDdtdDZ7dJqLvj3x9V4y/?lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:50.
MARCHI, Rita de Cássia; SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância, normatividade e direitos das crianças: transições contemporâneas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 141, p. 951-964, out./dez. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/dJB4g8cKkCqfQQvBLNQthNr/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:50.
MONTANDON, Cléopâtre. Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 33-60, jun. 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/sdJPPzYbpq6NBY75YhdNwdr/?lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:48.
MOTTA, Flávia Miller Naethe; FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Descolonizando a pesquisa com a criança: uma leitura pós-colonial de pesquisa.Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador , v. 22, n. 40, p. 187-197, dez. 2013. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v22n40/v22n40a17.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:47.
MÜLLER, Fernanda; SOUSA, Emilene Leite de. Etnografias em movimento: deslocar-se com as crianças pela cidade. Civitas - Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 23, p. 1-13, jan./dez. 2023. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/41914/27926>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:36.
PEIRANO, Mariza. Etnografia, ou a teoria vivida. Ponto Urbe. Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, São Paulo, v.2, 2008. Disponível em: <https://journals.openedition.org/pontourbe/1890>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:51.
PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, v.20, n. 42, p. 377-391, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ha/a/n8ypMvZZ3rJyG3j9QpMyJ9m/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:30.
PIRES, Flávia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 50, n. 1, p.225-270, jan./jun. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ra/a/sRGpwnFNBpDzF9S53sqtzgc/>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:25.
PIRES, Flávia. O que as crianças podem fazer pela antropologia? Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v.16, n.34, p.137-157, ju./dez. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ha/a/3kz5pdFYfh4dZW4XFxDyBqz/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:24.
PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Cadernos de Pesquisas, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 729-750, set./dez. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/86463c9grYmgkkL6NNV4wxD/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:22.
QVORTRUP, J. A. A Infância como categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 631-643, maio/ago. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/M9Z53gKXbYnTcQVk9wZS3Pf/>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:20.
ROSA, Ivana Martins da; FERREIRA, Manuela Martinho; LIMA, Patrícia De Moraes. “- Queres jogar? Assim percebes melhor como se joga! a etnografia como uma experiência adulta de aprender a aprender com as crianças. Diálogos sobre educação, Zapopan, v. 11, n. 20, 00007, jan./jun. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-21712020000100007>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:18.
ROSEMBERG, F. Educação para quem? Ciência e Cultura, São Paulo, v. 28, n. 12, p. 1466-1471, dez. 1976.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A Globalização e a Infância: Impactos na Condição Social e na Escolaridade. In: GARCIA, Regina Leite; LEITE FILHO, Aristeo (Org). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001. p.13-28.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2a modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto.; CERISARA Ana Beatriz (Org.). Crianças e miúdos: perspectivas sociais pedagógicas da infância e da educação. Porto: ASA, 2004. p. 9-34.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/es/a/3PLsn8PhMzxZJzvdDC3gdKz/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:16.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: Correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto.; Gouvêa, MARIA Cristina Soares de (Org.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2008, p.17-39.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A Sociologia da Infância e a Sociedade Contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo (Org.). Sociologia da Infância e Formação de Professores. Curitiba: Champangnat Editora, 2013. p. 13-46. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36756/1/Sociologia%20da%20Inf%c3%a2ncia%20e%20Sociedade%20contempor%c3%a2nea.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:14.
SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa; FERREIRA, Milene Morais. Infância, cultura e corpo: análise da produção bibliográfica em periódicos brasileiros. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 10, p. 20449-20461, out. 2019. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3912/3696>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:13.
SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa; RESNICK, Riva. A pesquisa das infâncias como possibilidade de encontros e trocas de conhecimento. In: Edclécia Reino Carneiro de Morais; Fatima Maria Leite Cruz; Maria de Fátima de Souza Santos; Renata Lira dos Santos Aléssio. (Org.). Interação social e desenvolvimento humano. 1a.ed.Recife: Ed. UFPE, v. 1, 2019. p. 33-55. Disponível em: <https://editora.ufpe.br/books/catalog/download/67/70/199?inline=1>. Acesso em: 09 jun. 2023, 15:11.
SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa; SANTOS, Elaine Suane Florêncio dos; BARROCA, Karla Cabral. A PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL E A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. In: II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras, 2015, Campinas, SP. Anais do II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras, Campinas, SP: FE/UNICAMP: GEPEDISC, 2015, p.09-21. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/eventos/infancia/anais.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:12.
SIROTA, Régine. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 07-31, jun. 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/X8n4RcnLnhdybsVSwNG5Twv/?lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:11.
SOUSA, Emilene Leite de. As crianças e a etnografia: criatividade e imaginação na pesquisa de campo com crianças. Revista Iluminuras, Porto Alegre, v. 16, p. 140-164, jan./jul. 2015. Disponível em:
<https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/57434/34489>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:07.
SOUZA, Ellen Gonzaga Lima. Crianças negras e culturas infantis: aportes para a descolonização das infâncias. Olhares, Guarulhos, v. 4, n.2, p.24–37, nov. 2016. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/556/226>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:04.
STORCK, Damaris Fabiane; JANZEN, Henrique Evaldo. Uma análise de deslocamento cultural na obra de William Foote Whyte “Sociedade de Esquina”. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 15, n. 1, p. 22–35, jan./jun. 2014. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/8793/7639>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:03.
URIARTE, Urpi Montoya. O que é fazer etnografia para os antropólogos. Ponto Urbe. Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, São Paulo, v. 11, 2012. Disponível em: <https://journals.openedition.org/pontourbe/300?lang=es>. Acesso em: 10 jun. 2023, 16:01.