cidadania e comunidade no contexto democrático ocidental: análise filosófico-educacional
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.73888Palavras-chave:
práticas filosóficas comunitárias, philosophy for children (P4C), educação cívica, comunidade, responsabilidadeResumo
Este trabalho traz uma análise filosófica acerca da condição atual da educação cívica nas democracias ocidentais, de forma a explorar a problemática do dualismo entre o individualismo extremo e o comunitarismo fechado, que mexeu com as modalidades relacionais e os estilos de vidas específicos que caracterizam a pluralidade humana. Assim, a intenção deste artigo é compreender como a formação do cidadão por meio do suporte da prática da filosofia pode cultivar uma comunidade dialógica, aberta e pluralista capaz de enfrentar de maneira mais consciente e eficaz essa dualidade existente. Para este propósito foi feita uma análise crítica e sistemática de obras e artigos que, ao abordar a questão da relação entre indivíduo e comunidade, pretende ir para além desse dualismo problemático. Dentre os principais resultados está que a Filosofia para Crianças (Philosophy for Children, P4C), de Lipman e Sharp, colabora no desenvolvimento de cidadãos competentes em dialogar e encontrar saídas criativas e éticas, nas diversas circunstâncias do cotidiano. Além disso, ao empoderar cada cidadão, a P4C contribui para o desenvolvimento de comunidades solidárias, plurais, abertas, autocorretivas e engajadas na busca rigorosa do bem comum. Portanto, concluiu-se que práticas filosóficas comunitárias, como a P4C, conseguem contribuir para a educação cívica e a formação de cidadãos responsáveis, oferecendo um possível paradigma para desenvolver o eixo humanístico do indivíduo e a abertura à diversidade.Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
BIESTA, G. J. What kind of Citizen? What kind of Democracy? Citizenship Education and the Scottish Curriculum for Excellence. Scottish Educational Review, v. 40, n. 2, p. 38-52, 2008.
BIESTA, G. J. Good Education in an Age of Measurement. Boulder: Paradigm, 2010.
BIESTA, G. J. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BIESTA, G. J. Touching the Soul? Exploring an Alternative Outlook for Philosophical Work with Children and Young People. childhood & philosophy, v. 13, n. 28, p. 415-452, 2017.
BLEAZBY, J. Autonomy, Democratic Community, and Citizenship in Philosophy for Children: Dewey and Philosophy for Children’s Rejection of the Individual/Community Dualism. Analytic Teaching, v. 26, n. 1, p. 30-52, 2006.
BLEAZBY, J. Social Reconstruction Learning: Dualism, Dewey and Philosophy in Schools. New York: Routledge, 2013.
BURGH, G.; THORNTON, S. Teaching Democracy in an Age of Uncertainty: Place-Responsive Learning. Abingdon-New York: Routledge, 2022.
DEWEY, J. Democracia e educação. 4. ed. São Paulo: Companhia editora nacional, 1979.
ESPOSITO, R. Communitas: The Origin and Destiny of Community. Stanford: Stanford University Press, 2010.
FITZPATRICK, M.; REED-SANDOVAL, A. Race, Pre-college Philosophy, and the Pursuit of a Critical Race Pedagogy for Higher Education. Ethics and Education, v. 13, n. 1, p. 105-122, 2018.
FREIRE, P., Pedagogia do oprimido, 75. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
HOYER, T. Formação como cidadania ou: para que formação? In: DALBOSCO, C. A.; MÜHL, E. H.; FLICKINGER, H.-G. (orgs.). Formação Humana (Bildung): despedida ou renascimento? São Paulo: Cortez, p. 143-158, 2019.
HUNG, R. Being Human or Being a Citizen? Rethinking Human Rights and Citizenship Education in the Light of Agamben and Merleau-Ponty. Cambridge Journal of Education, v. 42, n. 1, p. 37-51, 2012.
JONAS, H. O princípio responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
KOHAN, W. Paulo Freire and Philosophy for Children: A Critical Dialogue. Studies in Philosophy and Education, v. 37, p. 615-629, 2018.
LINGUA, G.; MONTI, P. Community. In: FRANZINI TIBALDEO, R.; LINGUA, G. (orgs.). Philosophy and Community Practices. Berlin: Peter Lang, p. 39-50, 2018.
LIPMAN, M. Thinking in Education. 1. ed. New York: Cambridge University Press, 1991.
LIPMAN, M. O pensar na educação. Tradução: Ann Mary F. Perpétuo. Petrópolis: Vozes, 1995.
LIPMAN, M. Natasha: Diálogos Vygotskianos. Porto Alegre: Penso, 1996.
LIPMAN, M. Thinking in Education. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
LIPMAN, M. A Life Teaching Thinking. Upper Montclair: IAPC, Montclair State University, 2008.
NUSSBAUM, M. Sem fins lucrativos: Por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
PULCINI, E. Care of the World: Fear, Responsibility and Justice in the Global Age. Dordrecht: Springer, 2013.
REDAÇÃO RBA. Política higienista de Doria faz população de rua se sentir “refugiada no próprio país”. Rede Brasil Atual, 8 fev. 2017. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2017/02/politica-higienista-de-doria-faz-populacao-de-rua-se-sentir-como-refugiados/. Acesso em: 26 fev. 2023.
REED-SANDOVAL, A.; SYKES, A. C. Who Talks? Who Listens? Taking “Positionality” Seriously in Philosophy for Children. In: GREGORY, M.; HAYNES, J.; MURRIS, K. (orgs.). The Routledge International Handbook of Philosophy for Children. Abingdon-New York: Routledge, p. 219-226, 2017.
REED-SANDOVAL, A. Can Philosophy for Children Contribute to Decolonization? Precollege Philosophy and Public Practice, v. 1, p. 27-41, 2019.
SÄFSTRÖM, C.-A.; BIESTA, G. J. Learning Democracy in a World of Difference. The School Field, v. 12, n. 5-6, p. 5-20, 2001.
SHARP, A. M. Philosophical Teaching as Moral Education. Journal of Moral Education, v. 13, n. 1, p. 3-8, 1984.
SHARP, A. M. What is a ‘Community of Inquiry’ (1987). In: GREGORY, M.; LAVERTY M. (orgs.). Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education. Abingdon-New York: Routledge, p. 38-48, 2018a.
SHARP, A. M. A Letter to a Novice Teacher: Teaching “Harry Stottlemeier’s Discovery” (1992). In: GREGORY, M.; LAVERTY M. (orgs.). Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education. Abingdon-New York: Routledge, p. 88-95, 2018b.
SHARP, A. M. The Role of Intelligent Sympathy in Educating for Global Ethical Consciousness (1995). In: GREGORY, M.; LAVERTY M. (orgs.). Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education. Abingdon-New York: Routledge, p. 230-240, 2018c.
WALDENFELS, B. Phenomenology of the Alien. Basic Concepts. Evanston: Northwestern University Press, 2011.
YOUNG, I. M. The Ideal of Community and the Politics of Difference. Social Theory and Practice, v. 12, n. 1, p. 1-26, 1986.