no final, é o nosso futuro que será mudado: investigação sobre o meio ambiente com liberdade e responsabilidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70406Palavras-chave:
meio ambiente, comunidade, investigação, liberdade, responsabilidade.Resumo
A crise ambiental – por causa da sua complexidade, urgência, imprevisibilidade e escala – requer a defesa do papel educacional da filosofia e um panorama de como implementar a pedagogia filosófica na exploração das questões ambientais. Este é o objetivo do presente trabalho. Conforme enfrentamos um futuro incerto, todos os educadores devem considerar que conhecimentos e “know-how” os jovens precisam, e que tipo de pessoa eles precisam de se tornar, se quiserem sobreviver e prosperar neste mundo em transformação. Educadores filosóficos não podem presumir a utilidade contínua de sua prática, nem podem esperar que ela permaneça a mesma. No contexto da corrente crise, a investigação filosófica dos problemas ambientais emergentes cria desafios para aqueles que trabalham no espírito da Comunidade de Investigação e esses desafios exigem tanto disciplina quanto flexibilidade por parte dos praticantes e participantes. Este artigo resume algumas das adaptações que tenho usado para tentar responder flexivelmente a essa situação. Mas também defendo uma questão sobre a qual acredito que os educadores filosóficos devem manter a linha aberta – a importância de não ser diretivo em assuntos que são filosoficamente controversos. Defendo a ideia de que, apesar da natureza existencial dessa emergência e de sua profunda urgência, não é o papel dos educadores filosóficos convencer ou coagir os estudantes a adotarem pontos de vista particulares sobre as questões filosóficas que essa crise levanta. Isso porque toda investigação filosófica envolve a criação de um ambiente de liberdade e responsabilidade, com respeito ao que os participantes acreditam ser certo e verdadeiro e ao que eles fazem como resultado disso. Os participantes da investigação devem ser epistemicamente livres para explorar e avaliar as questões filosóficas conforme lhes fizer sentido, mas também devem ser epistemicamente responsáveis pelas evidências e pelos argumentos nos quais seus juízos provisórios se baseiam. Da mesma forma, os participantes da investigação devem ser eticamente livres para responder aos problemas filosóficos de formas que expressem e cultivem seu caráter e compromisso autênticos, mas eles permanecem eticamente responsáveis porsuas verdadeiras motivações, seus valores proferidos e pelas consequências reais de suas palavras e ações, e seus silêncios e inações. Este artigo explora alguns caminhos para otimizar a liberdade e a responsabilidade em todas as formas de investigação filosófica, baseando-se especificamente em exemplos do meu trabalho com jovens sobre questões ambientais filosoficamente controversas. Esses exemplos também destacam algumas das adaptações que desenvolvi para abordar os desafios que a investigação ambiental traz.Downloads
Referências
Bleazby, J., Thornton, S., Burgh, G. & Graham, M. (2022). Responding to climate change ‘controversy’ in schools: Philosophy for Children, place-responsive pedagogies & Critical Indigenous Pedagogy. Educational Philosophy and Theory, 55, 1-13.
Blue, G. (2018). Scientism: A problem at the heart of formal public engagement with climate change. ACME: An International Journal for Critical Geographies, 17(2), 544–560.
Carbon Literacy Project. (2022). Available at: https://carbonliteracy.com/ (Accessed: 16.09.22).
Cassidy, C. (2007). Thinking Children. Continuum.
Cassidy, C. & Mohr Lone, J. (2020). Thinking about Childhood: Being and Becoming in the World. Analytic Teaching and Philosophical Praxis, 40(1), 16-26.
Chetty, D. (2018). Racism as ‘Reasonableness’: Philosophy for Children and the Gated Community of Inquiry, Ethics and Education, 13(1), 39-54.
Chetty, D. & Haynes, J. (2022). Racism and discomfort in the community of philosophical enquiry: Darren Chetty in conversation with Joanna Haynes. Educators learning through communities of philosophical enquiry. Available at: https://www.bera.ac.uk/blog/racism-and-discomfort-in-the-community-of-philosophical-enquiry-darren-chetty-in-conversation-with-joanna-haynes.
Hand, M. (2008). What should we teach as controversial? A defense of the epistemic criterion. Educational Theory, 58(2), 213-228.
Hand, M. (2020). Moral education in the community of inquiry. Journal of Philosophy in Schools, 7(2).
Hardin, G. (1974). Lifeboat ethics: the case against helping the poor. Sussex Publishers.
Harvey, F. (2019). Greta Thunberg says school strikes have achieved nothing', The Guardian, theguardian.com, Available: The Guardian. Available at: https://www.theguardian.com/environment/2019/dec/06/greta-thunberg-says-school-strikes-have-achieved-nothing. Accessed 14 feb. 2022.
IPCC. (2018). Global Warming of 1.5°C. An IPCC Special Report on the impacts of global warming of 1.5°C above pre-industrial levels and related global greenhouse gas emission pathways, in the context of strengthening the global response to the threat of climate change, sustainable development, and efforts to eradicate poverty. Cambridge University Press.
Kantar Public. (2021). Our planet issue : Accelerating behaviour change for a sustainable future.
Kennedy, D. (2006). The well of being : childhood, subjectivity and education. SUNY Press.
Kennedy, D. (2010). Philosophical Dialogue with Children: Essays on Theory and Practice. The Edwin Mellen Press.
Kymlicka, W. (2012). Responsible citizenship. Trudeau Foundation Papers, 4(2), 56-87.
Léger-Goodes, T., Malboeuf-Hurtubise, C., Mastine, T., Généreux, M., Paradis, P.-O. & Camden, C. (2022). Eco-anxiety in children: A scoping review of the mental health impacts of the awareness of climate change. Frontiers in Psychology, 13.
Lipman, M. (1998). Teaching Students to Think Reasonably: Some Findings of the Philosophy for Children Program. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, 71(5), 277-280.
Lockrobin, G. (2020). Facing the future: Why we need philosophy in schools now. Philosophy of Education Postgraduate Conference ‘Education and the Future’. Online: Philosophy of Education Society of Great Britain.
Mahmood, B. (2020). London congestion charge 'lawfully discriminates' against ethnic minorities: News Week. Available at: https://www.newsweek.com/congestion-charge-taxis-black-cab-london-sadiq-khan-race-inequality-poverty-1526066.
NASA. (2022). Scientific Consensus: Earth's Climate Is Warming. Available at: https://climate.nasa.gov/scientific-consensus/ Accessed: 16 sept. 2022.
NASA. (2023). Scientific consensus : Earth’s climate is warming. Available at: https://climate.nasa.gov/scientific-consensus/.
Natural Climate Solutions. (2019). #Nature Now - Greta Thunberg and George Monbiot on natural climate solutions. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=TL2swGjau8w Accessed: 06 jun 2022.
Office for National Statistics. (2021). Three quarters of adults in Great Britain worry about climate change: ONS. Available at: https://www.ons.gov.uk/peoplepopulationandcommunity/wellbeing/articles/threequartersofadultsingreatbritainworryaboutclimatechange/2021-11-05 Accessed: 27 jan. 2023.
Rushkoff, D. (2022). The super-rich ‘preppers’ planning to save themselves from the apocalypse. The Guardian Available at: https://www.theguardian.com/news/2022/sep/04/super-rich-prepper-bunkers-apocalypse-survival-richest-rushkoff Accessed: 19 jan. 2023).
Seuss. (1971). The Lorax. Random House.
Sicotte, D. M., Joyce, K. A. & Hesse, A. (2022). Necessary, welcome or dreaded? Insights on low-carbon transitions from unionized energy workers in the United States. Energy Research & Social Science, 88, 102511.
Silverstein, S. (1964). The giving tree. Harper & Row.
Sowey, M. & Lockrobin, G. (2020). Against directive teaching in the moral Community of Inquiry: A response to Michael Hand. Journal of Philosophy in Schools, 7(2). DOI: http://doi.org/10.46707/jps.v7ii.120.
Splitter, L. & Sharp, A. M. (1995). Teaching for better thinking : The classroom community of enquiry. Acer.
Stephan, M. & Chenoweth, E. (2008). Why Civil Resistance Works: The Strategic Logic of Nonviolent Conflict. International Security - INT SECURITY, 33, 7-44.
United Nations. (2015). Sustainable Development Goals. Available at: https://sdgs.un.org/goals Accessed: 2023.
United Nations. (2020). World Social Report : Inequality in a rapidly changing world: United Nations Department of Economic and Social Affairs. Available at: https://www.un.org/development/desa/dspd/wp-content/uploads/sites/22/2020/01/World-Social-Report-2020-FullReport.pdf.
Vice. (2019). Make the world Greta again. Available at: vice.com.
Worley, P. (2021). Corrupting Youth: How to Facilitate Philosophical Enquiry. Rowman & Littlefield Publishers.
WWF. (2023). 9 species affected by climate change. World Wildlife Fund. Available at: https://www.wwf.org.uk/updates/9-uk-species-affected-climate-change