entre corpos, danças e educações: uma experiência infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.69054

Palavras-chave:

corpo, infância, dança, educação, filosofia com crianças

Resumo

O presente texto tem por objetivo colocar em movimento algumas notas acerca de experiências educativas e de pesquisa com crianças, uma pesquisa inspirada por encontros dançantes e produção de imagens que provocaram questões e nos convidaram a pensar as relações entre corpos, danças e educações. Das diversas interrogações que nos deparamos, gostaríamos de destacar as seguintes: quais modos de pensar e experimentar os corpos que se apresentam nos encontros com as crianças? Quais aprendizagens, com as crianças, são possíveis nas experiências desses corpos que dançam? Que educações podem ser pensadas ao nos depararmos com as infâncias das crianças nestes momentos de uma experiência com corpos e danças? Desse modo, encontramos em autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Jan Masschelein e Manoel de Barros, entre outros, possibilidades de agenciar algumas imagens, algumas perspectivas de olhares, alguns sentidos… Essa escrita dançadeira é, portanto, fruto de uma pesquisa experiência; uma pesquisa que foi se delineando durante o caminho, passo a passo pelos trajetos que se abriram, uma pesquisa infantil que convocou os olhos, a boca, o nariz, a pele, os olhares, os cheiros, os sabores e as texturas. Uma pesquisa sobre movimento, com movimento, em movimento. Assim, não temos aqui qualquer intencionalidade em fixar respostas, o que temos é um convite a pensar filosoficamente e infantilmente, levantar perguntas e, quem sabe, produzir algum movimento nos corpos e no pensamento: um convite a dançar por entre as interrogações.

Biografia do Autor

mayra giovaneti de barros, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (2014), especialização em dança (Técnica Klauss Vianna) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2022). Atualmente é professora de dança pela secretaria de cultura de Rio Claro -SP, atuando com o CAPS III e com o Centro de Ressocialização Feminino.

césar donizetti pereira leite, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Pós Doutorado pela FLACSO Argentina em 2008 e pela Universidade Complutense de Madrid 2012 é Livre Docência pela UNESP em 2011. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista e foi Professor Visitante na Universidade Católica de Leuven - Bélgica em 2011. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, experiência, linguagem e ensino e aprendizagem, produção imagética e cinema.

 

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

de barros, mayra giovaneti, & leite, césar donizetti pereira. (2023). entre corpos, danças e educações: uma experiência infantil. Childhood & Philosophy, 19, 01–28. https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.69054

Edição

Seção

artigos