o conceito de pessoa de ann sharp e a dimensão espiritual da comunidade de investigação filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.68095

Palavras-chave:

pessoa, comunidade de investigação filosófica, ann sharp, pensamento cuidadoso, fé e conhecimento.

Resumo

Neste artigo, exploro criticamente a concepção de pessoa de Ann Sharp, tal como figura na teoria e prática da comunidade de investigação filosófica (CIF). Através do levantamento da rica e variada produção filosófica de Sharp, será mostrado como a concepção de pessoa  de Sharp enquanto uma relação trilateral (entre eu, outro(s), e comunidade) mapeia “os Três C's” do pensamento crítico, criativo e cuidadoso que compõem a prática da Filosofia para Crianças. Assim, depois de apresentar a concepção de pessoa de Sharp, o artigo traz à luz um aspecto da referida concepção que poderia se beneficiar de um maior desenvolvimento. Este potencial déficit no pensamento de Sharp é identificado como “o problema do encerramento”. Ao salientar o problema do encerramento, vou indicar como Sharp aborda o conceito de fé na sua concepção de CIF enquanto comunidade espiritual, uma relação que coincide com a própria pessoa, pois representa o vínculo que une as dimensões individual (eu e outro(s)) e colectiva (comunitária) da CIF. Defendo que a fé serve, entre outras coisas, como um agente de fechamento entre o indivíduo e o colectivo no pensamento de Sharp. Ao considerar a função da fé na CIF, sugiro uma via de possível resolução para o problema do encerramento na concepção do “espírito socrático”, de Leonard Nelson, como a encarnação da “autoconfiança da razão”. Por fim, o artigo olha para os escritos de David Kennedy sobre a estrutura de intencionalidade que rege a relação entre o indivíduo e o colectivo na CIF como um recurso que promete oferecer um tratamento mais rigoroso e sistemático do problema do encerramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

hamad al-rayes, Pesquisador Independente

H. M. Al-Rayes é um pesquisador independente, escritor e tradutor do Bahrein. Suas pesquisas acadêmicas e traduções apareceram em várias publicações em árabe e inglês, incluindo Labyrinth: An International Journal for Philosophy…, Translation Review e Michigan Quarterly Review. Seus contos e poemas apareceram em Mizna, Antigravity e Eternal Haunted Summer.

Referências

Bieri, P. (2011). Time Experience and Personhood. In J. Meister and W. Schernus (Eds.), Time -- From Concept to Narrative Construct: A Reader (pp. 13-28). De Gruyter.

Cam, P. (2018). The Theory of Education Made Flesh. In Gregory & Laverty (Eds.), In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (29-37). Routledge .

Gregory, R. and Laverty, M. (2018a). Ann Margaret Sharp: A Life Teaching Community. In Gregory & Laverty (Eds.), In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (1-17):. Routledge.

Kennedy, D. (1994). The Five Communities. Analytic Teaching and Praxis, 15(1), 1-31.

Kennedy, D. (2004). Communal Philosophical Dialogue and the Intersubject. International Journal of Applied Philosophy, 18(2), 201-216.

Kennedy, D. (2010). Ann Sharp’s Contribution: A Conversation with Matthew Lipman. childhood and philosophy, 6(12), 11-19.

Kennedy, D. (2018). Community of Philosophical Inquiry and the Play of the World. Teaching

Lipman, M. (2003). Thinking in Education. 2nd Ed. Cambridge: Cambridge University Press.

Morehouse, R. (2018). Caring Thinking, Education of the Emotions and the Community of Inquiry: A Psychological Perspective. In R. Gregory & M. Laverty In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (pp. 197-208). Routledge.

Nelson, L. (1949). The Socratic Method and Critical Philosophy: Selected Essays. Trans. Thomas K. Brown III. Yale University Press.

Sharp, A. M. (1987). What is a Community of Inquiry? Analytic Teaching and Praxis, 8(1), 13-18.

Sharp, A. M. (1988). Critical Thinking and Communities of Inquiry. Inquiry: Critical Thinking Across the Disciplines, 1(3), 6, 9.

Sharp, A. M. (1992). Discovering Yourself a Person.” In A. M. Sharp and R. Reed (Eds.) Studies in Philosophy for Children: Harry Stottlemeier’s Discovery (56-63) Temple University Press.

Sharp, A. M. (1995). The Role of Intelligent Sympathy in Educating for Global Ethical Consciousness. Critical and Creative Thinking: The Australasian Journal of Philosophy for Children 3(2), 13–37.

Sharp, A. M. (1997). The Aesthetic Dimension of the Community of Inquiry. Inquiry: Critical Thinking Across the Disciplines, 8(1), 67-77.

Sharp, A. M. (2004). And the Children Shall Lead Them. International Journal of Applied Philosophy, 18(2), 177-187.

Sharp, A. M. (2006). The Face of the Other. Thinking: The Journal of Philosophy for Children, 18 (2),43-47.

Sharp, A. M. (2009a). Caring Thinking and Education of the Emotions. In E. Marsal, T. Dobashi, B. Weber (Eds.) Children Philosophize Worldwide: Theoretical and Practical Concepts (411-425). Peter Lang.

Sharp, A. M. (2009b). The Community of Inquiry as Ritual Participation. In E. Marsal, T. Dobashi, B. Weber (Eds.) Children Philosophize Worldwide: Theoretical and Practical Concepts, (301-322). Peter Lang.

Sharp, A. M. (2012). In the Beginning Was the Deed: Empowering Children’s Spiritual Consciousness -- With an Introduction by Juan Carlos Lago Bornstein. Thinking: The Journal of Philosophy with Children, 20(1-2), 3-10.

Sharp, A. M. (2018 [1991]). The Community of Inquiry: Education for Democracy. In Gregory & Laverty, (Eds.), In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (241-250). Routledge.

Sharp, A. M. (2018 [1995]). Philosophy for Children and the Development of Ethical Values. In Gregory & Laverty, (Eds.), In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (109-119). Routledge.

Sharp, A. M. (2018 [1996a]). Self-Transformation in the Community of Inquiry. In Gregory & Laverty, (Eds.), In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (49-59). Routledge.

Sharp, A. M. (2018 [1996b]). Silence and Speech in Pixie. In Gregory & Laverty(Eds.), In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (174-185). Routledge.

Sharp, A. M. (2018 [2004]). The Other Dimension of Caring Thinking. In Gregory & Laverty, (Eds.), In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (209-229). Routledge.

Sharp, A. M. and Gregory, M. (2018). Toward a Feminist Philosophy of Education: Simone Weil on Force, Goodness, Work, Method and Time. In Gregory & Laverty, (Eds.), In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (145-148). Routledge.

Sharp, A. M. and Laverty, M. (2018). Looking at Others’ Faces. In Gregory & Lavery, (Eds.), In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (120-130). Routledge.

Splitter, L. (2018). Living In, and With, Our Relationships to Others. In Gregory & Laverty, (Eds.), In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy and Education (99-108). Routledge.

Tallis, R. (1999). The Explicit Animal: A Defence of Human Consciousness. Palgrave Macmillan.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

AL-RAYES, Hamad. o conceito de pessoa de ann sharp e a dimensão espiritual da comunidade de investigação filosófica. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–20, 2023. DOI: 10.12957/childphilo.2023.68095. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/68095. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos