protagonismo infantil em cenários latino-americanos: diálogos limiares com os estudos da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67277

Palavras-chave:

protagonismo infantil, estudos da infância, produções científicas, américa latina.

Resumo

Estudar a infância na América Latina demanda considerar o contexto de desigualdade social em que estão imersas, assim como a complexidade de pensar a pluralização da infância bem como a multiplicidade de modos e experiências de vida das crianças dessa região. As crianças cruzam com cenários de discriminação, subordinação e segregação social dentre outras situações que configuram ação das crianças na sociedade que se distanciam da compreensão universal e ideal de infância associada à escolarização e as brincadeiras, nem sempre sendo protegidas em espaços institucionais que garantam seu desenvolvimento integral. Neste sentido, pensar o protagonismo e a participação infantil latino-americana requer compreensões acerca das distintas realidades sociais que não promovem tipos e estilos dados, prontos e acabados, mas que são construídos na dinamicidade das relações, espaços, lugares e tempos para que ocorra a participação. Para tanto, o presente estudo pretende abordar reflexões acerca do protagonismo infantil na América Latina a partir de um estudo exploratório sobre as publicações cientificas sobre a temática nos países hispano-falantes do continente, nos últimos anos, a fim de identificar como o conceito vem sendo compreendido e discutido no meio acadêmico. As produções além de elucidar as ações e contribuições sociais desta categoria geracional, que historicamente esteve à margem social e cientifica, também possibilitam compreender as diversas experiências de vivenciar a infância nesses países e dialogar com as questões e problemáticas que perpassam suas vidas e que demandam por olhares atentos as iniciativas e espaços de participação, a fim de ampliar a visibilidade social das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aragón Holguín, Ana María. Observatorio en Primera Infancia USBCALI: Configurando horizontes de sentido sobre la infancia. Itinerario edUC ativo. Año xxvi, n.° 60, enero- junio, p. 129-145, 2012. Disponível em: http://revistas.usbbog.edu.co/index.php/Itinerario/article/view/1402/1195 Acesso em: 02 de mar. de 2022.

Arendt, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2014.

Ascorra, Paula; López, Verónica.; Urbina, Carolina. Participación estudiantil en escuelas chilenas con buena y mala convivencia escolar. Revista de psicología, v. 25, n° 2. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Valparaíso, Chile, 2016.

Boyden, Jo. Childhood and the Policy Makers: A Comparative Perspective on the Globalization of Childhood. In: James, A.; Prout, A. (ed.) Constructing and Reconstructing Childhood: Contemporary Issues in the Sociological Study of Childhood. Philadelphia: Falmer Press, 1990.

Campanini, Silvana. Institución escolar y participación de la primera edad de la vida en el debate legislativo en la Argentina contemporánea. Cuad. antropol. soc., Buenos Aires, n. 47, p. 143-156, mayo 2018. Disponible en http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-275X2018000100009&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 13 de abr. de 2022.

Caparelli, María Florencia; Nohelí, Dileo Irina; Yanel Visilio, Cindi. Participación Infantil: Una Construcción Hacia el Protagonismo de Niños de Primaria. “CIENCIA Y PROFESIÓN”: Desafíos para la construcción de una psicología regional, vol. 3, n. 2, p. 158-167, 2017. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/aifp/article/view/18664/18649. Acesso em 08 de abr. de 2022

Castillo Ochoa. Manuel. El protagonismo infantil o las posibilidades y límites del construccionismo. In: UNDA, René et al. Infancia y adolescencia en America Latina. Aportes desde la sociología. Tomo 1. Perú: IFEJANT, 2015, p. 53-64.

Cisternas Casabonne, Carlos. El hombrecito nuevo llegará: de la postergación del protagonismo infantil a la participación sociopolítica en el ámbito educativo. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje. Vol. 4, n. 2, p. 101–119, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22370/ieya.2018.4.2.658. Acesso em: 07 de abr. de 2022.

Corrales, S. El corral de la infancia. Buenos Aires, 2002.

Cosse, Isabella; llobet, Valeria; villalta, Carla; zapiola, María Carolina (Org.). Infancias: políticas y saberes en Argentina y Brasil, siglos XIX y XX . Buenos Aires: Teseo, 2011.

Cussianovich, Alejandro. Ensayos sobre infancia. Sujetos de Derechos y Protagonistas. Tomo I. Lima, Peru: IFEJANTs, 2006.

Cussiánovich, Alejandro. Protagonismo, participación y ciudadanía como componente de la educación y ejercicio de los derechos de la infancia. In: Cussiánovich, A (Ed.) Historia del pensamiento social sobre la infancia. Lima: Universidad Nacional Mayor de San Marcos, p. 86-102, 2013.

Cussianovich, Alejandro. Protagonismo Infantil. Y el trabajo social. Mendoza: Lengua Viva, 2019.

Cussiánovich, Alejandro; FigueroA, Elvira. Participación protagónica: ¿Ideología o cambio de parádigma?. In: Liebel, Manfred; Martínez Muñoz, Marta. (orgs). Infancia y derechos humanos: hacia una ciudadanía participante y protagónica, Lima: Ifejant, p. 23-40, 2009.

Cussiánovich, Alejandro; Martínez Marta. Child participation Child participation, constituent of Community Well-Being. In: Ben-Arieh et Alii, Asher. Handbook of Child Well-Being. London: Springer, vol. 4, p. 2503-2536, 2014.

Deleuze, Gilles. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

Duarte, Norma. Participación y protagonismo infantil: encuentros y desencuentros entre la letra y la experiencia de vida de niñas, niños y adolescentes de sectores populares. Revista CDIA Observa, vol. 1, n. 10, 2019. Diponível em: https://www.cdiaobserva.org.py/2020/10/02/revista-cdia-observa-no-10/. Acesso em: 03 de mar. de 2022

Forlani, Matías. Escuela, infancia y protagonismo infantil. Revista Difusiones. Vol. 2, Num. 21, julio-diciembre 2021, pp. 187-206. Disponível em: http://revistas.ucse.edu.ar/ojsucse/index.php/difusiones/article/view/187-206/548. Acesso em: 12 de abr. de 2022.

Gaitán, Angel. Protagonismo Infantil. Actas del Seminario La Participación de Niños y Adolescentes en el Contexto de la Convencíon sobre los Derechos del Niño: visiones y perspectivas. Bogotá, p. 85-104, 1998.

García Márquez, Gabriel. A solidão da América Latina. RevIU - Vol. 2, Num. 1, p. 12-14, 2014. Diponível em: https://ojs.unila.edu.br/ojs/index.php/IMEA-UNILA. Acesso em: 12 de abr. de 2022

Giddens, Anthony. Central Problems in Social Theory: Action, Structure, and

Contradiction. California: University of California, 1979.

Giorgi, Victor. 30 años de la Convención sobre los Derechos del Niño: entre movimientos instituyentes y fantasmas de restauración. Sociedad e Infancias, v. 3, p. 329-334, 22 ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5209/soci.63797. Acesso em 12 de abr. de 2022

Hart, Roger. Children’s participation: From tokenism to citizenship. Florence: Unicef, 1992.

James, Allison; Prout, Alan. Constructing and Reconstructing Childhood. Contemporary Issues in the Sociological Study of Childhood. London: Routledge Falmer, 1990.

Kohan, Walter Omar. Infancia. Entre Educación y Filosofía. Barcelona, España: Laertes, 2004.

Kohan, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Larrosa, Jorge. P de profesor. Buenos Aires: Noveduc, 2019.

Lay-Lisboa, Siu; Araya-Bolvarán, Evelyn; Marabolí-Garay, Camila; Olivero-Tapia, Gabriela; Santander-Andrade, Carolina. Protagonismo infantil en la escuela. Las relaciones pedagógicas en la construcción de ciudadanía. Sociedad e Infancias, v. 2, p. 147-170, 8 ago, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5209/SOCI.59474. Acesso em: 12 de fev. de 2022.

Lay-Lisboa, Siu; Montanes Serrano, Manuel. De la participación adultocéntrica a la disidente: La otra participación infantil. Psicoperspectivas, Valparaíso, v. 17, n. 2, p. 55-66, jul. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-vol17-issue2-fulltext-1176. Acesso em: 23 de mar. de 2022.

Liebel, Manfred. Paternalismo, participación y protagonismo infantil. In: Caraveo, Y.; Linares-Pontón, M. E. L. (Comps.) Participación infantil y juvenil en América Latina. México: Universidad Autónoma Metropolitana, p. 113-146, 2007.

Liebel, Manfred; Saadi, Iven. La participación infantil ante el desafío de la diversidad cultural. Desacatos, vol. 1, n. 39, mayo-agosto, pp. 123-140, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/139/13923111009.pdf. Acesso em: 02 de fev. de 2022

Lopes, Jader Janer M.; Vasconcellos, Tânia de. Geografia da infância: reflexões sobre uma área de pesquisa. Juiz de Fora: Feme, 2005.

Marchi, Rita de Cássia. Os sentidos (paradoxais) da infância nas ciências sociais: um estudo de sociologia da infância crítica sobre a “não criança” no Brasil. 308 f. Tese (Doutorado em Sociologia Política). Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2007.

Marholz Aranguiz, Gudrun Marlene. Retornado a las ideas fundantes de la educación para la primera infancia: el protagonismo de los niños y niñas en el siglo XXI, una tarea compleja. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 205–216, 2018. Disponível em: https://revistas.uv.cl/index.php/IEYA/article/view/1193. Acesso em: 12 de abr. de 2022.

Marshall, Thomas Humphrey. Cidadania, classe social e status. London: CDDir, 1967.

Martínez, Irene. Construcción de una pedagogía feminista para una ciudadanía

transformadora y contra-hegemónica. Foro de Educación, vol. 14, n.20, p. 129-151, 2016.

Mejías Sandia, Carlos; Henríquez Rojas; Pamela. La ciudadanía como co-construcción de espacios de participación en lo público. Sociologias, v. 14, n. 31, p. 192-213, 2012. Disponible en: https://doi.org/10.1590/S1517-45222012000300009 Acesso em: 13 de abr. de 2022.

Meneses, Maria Paula. Apresentação. In: Sousa Santos, Boaventura de. Construindo as Epistemologias do Sul: Antologia Esencial. Volume I: Para um pensamento alternativo de alternativas. 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018.

Miranda, Humbert da Silva; Cardozo, José Carlos da Silva. Apresentação ao Dossiê: História e Direitos da Criança e do Adolescente na América Latina. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 11–14, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/12392. Acesso em: 06 de abr. de 2022.

Morales, Santiago; Magistris; Gabriela. El Co-protagonismo Como Nuevo Paradigma De Infancia. Hacia Un Horizonte Emancipatorio. En Las Relaciones Intergeneracionales. Kairos. Revista De Temas Sociales, vol. 23, n. 44, 2019.

Mundaca Rojas, Rodirgo; Flores Zuñiga, Claudio. Derechos del niño, participación infantil y formación ciudadana desde espacios educativos no formales: la experiencia del Consejo Consultivo de Niños, Niñas y Adolescentes de la comuna de Coquimbo, Chile. Temas de Educación, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 123, 2014. Disponível em: https://revistas.userena.cl/index.php/teduacion/article/view/531. Acesso em: 12 de abr. de 2022.

Niño, Nohora Constanza. La calle y el barrio como entornos violentos y espacios de subjetividad política de niños, niñas y jóvenes en la ciudad fronteriza de Cúcuta. Sociedad e Infancias, v. 3, p. 65-82, 22 ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5209/soci.63502. Acesso em: 02 de abr. de 2022

Pinochet, Sixtina. Pinochet; Blanch, Joan Pàges. ¿Cuál es el protagonismo de los niños, las niñas y los jóvenes en el currículo de Historia, Geografía y Ciencias Sociales de Chile? El impacto del currículo en las ideas de los niños y de los jóvenes sobre su protagonismo en la historia. Práxis Educativa, v. 11, n. 2, p. 374-393, 21 de mar. de 2017.

Qvortrup, Jens. A dialética entre a proteção e a participação. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/qvortrup.pdf. Acesso em: 02 de abr. de 2022

Rojas Flores, Jorge. Los Derechos del Niño en Chile: Una Aproximación Histórica, 1910-1930. Historia (Santiago), v. 40, n. 1, p. 129-164, jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-71942007000100005&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 12 de abr. de 2022

Santana Clavijo, Sergio; Collazos, Paula Gasca; Fernández Cediel, Miryam. La participación de los niños y las niñas. Un aporte al estado del arte. Revista de Psicología GEPU, vol. 7 No. (1) pp. 001-268 /Enero-Junio de 2016. Diponível em: https://revistadepsicologiagepu.es.tl/La-Participaci%F3n-de-los-Ni%F1os-y-las-Ni%F1as-.--Un-Aporte-al-Estado-del-Arte.htm. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

Santos, Boaventura de Souza. Epistemologies of the South: Justice Against Epistemicide. Boulder: Paradigm Publishers, 2014.

Sarmento, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania activa Refletindo em torno de uma proposta de trabalho. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 17-40, jan./jul. 2005. Diponível em: http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html Acesso em: 11 de abr. de 2022

Schibotto, Giangi. Espacio público y participación infantil. Vol. 1, n. 18, Perú, Lima: NATs, Revista Internacional, 2010. Disponível em: https://enclavedeevaluacion.com/pronatsesp/wp-content/uploads/2018/10/Revista-Internacional-desde-los-NNATS-n%C2%BA-18.pdf. Acesso em: 01 de fev. de 2022

Sosenski, Susana. Enseñar historia de la infancia a los niños y niñas: ¿para qué? Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 132 ‐ 154, jan./abr. 2015.

Szulc, Andrea; Cohn; Clarice. Anthropology and Childhood in South America: Perspectives from Brazil and Argentina, AnthropoChildren, v.1, n. 1, January 2012. Disponível em: https://popups.uliege.be/2034-8517/index.php?id=427. Acesso em: 13 de jun de 2022

Szulc, Andrea; Seixas Silva, Conceição; Rausky, Eugenia; Pires, Flavia Ferreira; Paz Landeira, Florencia; De Lara; Juliana Siqueira; Castro, Lucia Rabello de; LLOBET, Valeria. Apresentação. In: Castro, Lucia Rabello de (Org.). Infâncias do sul global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. Salvador: EDUFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34630/1/Infancias%20do%20Sul%20Global-repositorio.pdf. Acesso em: 01 de fev de 2022

Tisdall, Kay; Punch, Samantha. Not so ‘new’? Looking critically at childhood studies. Children’s Geographies, vol. 10, n. 3, p. 249–264, 2012.

Tonucci, Francesco. Quando as crianças dizem: agora chega!. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Twum-Danso Imoh, Afua. From the singular to the plural: Exploring diversities in contemporary childhoods in sub-Saharan Africa. Childhood, vol. 2, n. 3, 455–468, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0907568216648746. Acesso em: 01 de fev de 2022.

Van Dijk Kocherthaler, Silvia. Participación infantil. TRAMAS. Subjetividad y procesos sociales, v. 2, n. 28, p. 43-66, 1 dez. 2007. Disponível em: https://tramas.xoc.uam.mx/index.php/tramas/article/view/477. Acesso em 23 de mar. de 2022.

Vergara Del Solar, Ana; Llobet, Valeria; Nascimento, Maria Letícia. (Eds.). South American Childhoods Since the 1990s: Between Neoliberalisation and the Expansion of Rights—An Introduction. In: Vergara Del Solar, Ana; Llobet, Valeria; Nascimento, Maria Letícia. South American Childhoods: Neoliberalisation and Children’s Rights since the 1990s. London: Palgrave Macmillan, 2021.

Voltarelli, Monique Aparecida. Estudos da infância na América do Sul: pesquisa e produção na perspectiva da Sociologia da Infância. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

Yarza, Claudia. La sobre-infantilización de la infancia: un problema para todos. Revista Teias, Rio de Janeiro , v. 19, n. 52, p. 150-157, jan. 2018 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982- 03052018000100150&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 de maio de 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

VOLTARELLI, Monique aparecida. protagonismo infantil em cenários latino-americanos: diálogos limiares com os estudos da infância. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, p. 01–28, 2022. DOI: 10.12957/childphilo.2022.67277. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/67277. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

estudos da infância: movimentos, limiares e fronteir