o caso da filosofia para crianças nas escolas quenianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.62890

Palavras-chave:

filosofia para crianças, educação de valores, comunidade de investigação, currículo baseado em competências.

Resumo

A importância da educação baseada em valores no desenvolvimento do caráter e na inculcação de atitudes de cidadania ética nas escolas quenianas não pode ser subestimada. No passado recente, os casos de comportamento antiético entre crianças que frequentam a escola primária e aquelas que se formaram neste importante segmento da educação aumentaram, apesar das várias intervenções do governo queniano para integrar, no currículo, preocupações com os valores. Desde 2020, houve um aumento acentuado nos casos de incêndios criminosos liderados por estudantes em instituições de ensino no Quênia. Desde a independência, o governo do Quênia adotou uma abordagem indireta de educação de valores que defende a integração de valores no currículo regular. Esta estratégia parece ineficaz devido ao aumento dos casos de indisciplina entre os alunos. Este estudo procura examinar a aplicação da Filosofia para Crianças (FpC) como a arquitetura para implementar a educação baseada em valores e a realização do Capítulo Seis da Constituição do Quênia, porque os valores que a FpC visa nutrir são altamente consistentes com os da Constituição do Quênia. Por meio da FpC, o sistema educacional queniano pode atingir seu objetivo de preparar cidadãos responsáveis e éticos de alta integridade moral. O Capítulo Seis da Constituição do Quênia estabeleceu os princípios fundamentais de Liderança, Integridade e elementos de cidadania ética. Ele dita o código de conduta para funcionários do estado e cidadãos responsáveis. Por meio do Currículo Baseado em Competências (CBC), o Ministério da Educação busca inculcar esses princípios nos alunos desde cedo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

eliud shani ominde, University of Nairobi

Department of Educational Foundations

atieno kili k'odhiambo, University of Nairobi

Department of Educational Foundations

samsom okuro gunga, University of Nairobi

Department of Educational Psychology and Foundations

Referências

Castleberry, J.B. and Clark,K.M. (2020). Expanding analytic teaching and Philosophical Praxis.New York: Routledge.

Gregory, M.R.; Haynes, J. And Murris, K. (2017). The Routledge handbook of Philosohy for Children. New York: Taylor & Francis.

Golding, C. (2010). “That’s a better idea “Philosophical progress in Philosophy for Children. Melbourne: University of Melbourne.

Grima,G.( 2019).What is quality education? Retrieved July 2, 2019 from https:// timesofmalta.com/articles/view/ what-is-quality-education.234848

KICD (2017). Basic education curriculum framework. Nairobi: Government Printers.

Lipman, M. (2003). Thinking in Education. Cambridge: Cambridge University Press.

Lokaii, N.A. (2014). The place of morality in Kenyan law. Nakuru: Kabarak University.

Murris, K. (2000). Van children do philosophy. Journal of Philosophy of Education, 34 (2), 261-279.

Naji, S. And Hashim, R. (2017). History, theory and practice of Philosophy for Children: International perspectives. New York: Taylor & Francis.

Ndichu, M. (2013). Conceptual analysis of philosophy of education in Kenya . Unpublished PhD thesis, Kenyatta University, Nairobi, Kenya.

Ndofirepi, A.P. (2011). Philosophy for children: the quest for an African perspective. South African Journal of Education, 31 (2), 246-256.

Ndofiperi, A.P.; Wadesango, N.; Machingambi, S.; Maphosa, C. and Mutekwe, E. (2013). Can philosophy for children programme empower the 21st century child in Africa? Stud Tribes Tribunals, 11 (2), 179-193.

Ndondo, S. and Mhlanga, D. (2014). Philosophy for children: A model for Unhu/Ubuntu philosophy. International Journal of scientific and Research Publications, 4 (2), 1-5.

Nicola, O. (2013). The implementation of Philosophy for Children in the primary classroom. Hull: University of Hull City.

Omiti,H. (2012). Corruption and governance in Kenya: Implications of constitutional provisions in ethics and integrity. Eldoret: Unpublished L.L.B Dissertation, Moi University.

Omiti, H. (2012). Inadequacies in the anti-corruption agenda and the quest for good governance in the Kenya under the new constitutional dispensation: The role of the citizen. Eldoret: Moi University.

Paranta, E. (2017). Leadership and integrity, a new dawn or false promise: Analysis of the court decisions on chapter six, seven years after promulgation of Kenya’s new constitution. Nairobi: Katiba Institute.org.

Setiani, M.Y. and Mackinnon, A.M. (2015). A community of inquiry based framework for civic education at Universitas Terbuka. Indonesia. Distance Education, 36 (3), 315-363.

White, G. (2009): Creating a P4C Inspired Curriculum. Retrieved July 2, 2019 from https://library.teachingtimes.com/articles/creating-p4c-curriculum.

Zulkifli, H. and Hashim, R. (2020). Philosophy for children in improving critical thinking in a secondary moral education class. International Journal of Learning, Teaching and Education Research, 19 (2), 29-45.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

OMINDE, Eliud shani; K’ODHIAMBO, Atieno kili; GUNGA, Samsom okuro. o caso da filosofia para crianças nas escolas quenianas. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, p. 01–17, 2022. DOI: 10.12957/childphilo.2022.62890. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/62890. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos