uma viagem muito louca: algumas considerações sobre palavras pesquisadas por infâncias
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.32388Palavras-chave:
escrita, infância, filosofia na escola pública, formação de professoresResumo
este ensaio parte de experimentações filosóficas realizadas junto a estudantes de escolas públicas e de uma universidade federal brasileira, tomando o escrever como verbo mobilizador para o pensamento, aprendizagens e “viagens muito loucas”. apresenta “estátuas de nuvens: dicionário de palavras pesquisadas por infâncias” e “inspiradores de mundos”, dois livros organizados por um grupo de pesquisa-extensão voltado à infância e filosofia. dos livros são extraídos fragmentos para pensar o trabalho da infância junto a estes estudantes, a infantes escritores dos 2 aos 95 anos de idade. para além de uma etapa de vida, a infância é aqui compreendida enquanto potência do inaudito, como aquilo que ainda não fala diante de tantas e grandes palavras. as palavras, ao serem pesquisadas por infâncias, tornam-se potencialmente suculentas e um tanto mais arriscadas. mais do que dizer das coisas, as palavras são aqui compreendidas como superfície para que as coisas possam deslizar e, com elas, o próprio mundo. o escrever é aqui assumido enquanto potência de encontro, acontecimento que atualiza redes de amizade e que dispara, junto aos pequenos e grandes infantes escritores, outras relações com o outro e consigo mesmos. o ensaio apresenta algumas imagens fotográficas que, para além de representar ou ilustrar as experiências vividas, pretendem suscitar a excursão do sentido e outras derivações.Downloads
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Publicado
2018-05-07
Como Citar
COSTA, Luciano bedin da; BORGES, Joelma de vargas; AZZOLIN, Rita de cássia nunes. uma viagem muito louca: algumas considerações sobre palavras pesquisadas por infâncias. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 363–383, 2018. DOI: 10.12957/childphilo.2018.32388. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/32388. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
dossiê