uma viagem muito louca: algumas considerações sobre palavras pesquisadas por infâncias

Autores

  • luciano bedin da costa UFRGS
  • joelma de vargas borges Universidade Nacional de Rosário/ Argentina.
  • rita de cássia nunes azzolin SMED Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.32388

Palavras-chave:

escrita, infância, filosofia na escola pública, formação de professores

Resumo

este ensaio parte de experimentações filosóficas realizadas junto a estudantes de escolas públicas e de uma universidade federal brasileira, tomando o escrever como verbo mobilizador para o pensamento, aprendizagens e “viagens muito loucas”. apresenta “estátuas de nuvens: dicionário de palavras pesquisadas por infâncias” e “inspiradores de mundos”, dois livros organizados por um grupo de pesquisa-extensão voltado à infância e filosofia. dos livros são extraídos fragmentos para pensar o trabalho da infância junto a estes estudantes, a infantes escritores dos 2 aos 95 anos de idade. para além de uma etapa de vida, a infância é aqui compreendida enquanto potência do inaudito, como aquilo que ainda não fala diante de tantas e grandes palavras. as palavras, ao serem pesquisadas por infâncias, tornam-se potencialmente suculentas e um tanto mais arriscadas. mais do que dizer das coisas, as palavras são aqui compreendidas como superfície para que as coisas possam deslizar e, com elas, o próprio mundo. o escrever é aqui assumido enquanto potência de encontro, acontecimento que atualiza redes de amizade e que dispara, junto aos pequenos e grandes infantes escritores, outras relações com o outro e consigo mesmos. o ensaio apresenta algumas imagens fotográficas que, para além de representar ou ilustrar as experiências vividas, pretendem suscitar a excursão do sentido e outras derivações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

luciano bedin da costa, UFRGS

mestre e doutorando em educação na UFRGS; professor de psicologia da Sociedade de Ensino Três de Maio - SETREM.

joelma de vargas borges, Universidade Nacional de Rosário/ Argentina.

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista IPA (2008). Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário UNIASSELVI (2010). Membro organizador das Olimpíadas de Filosofia do Rio Grande do Sul. Fomentadora de projetos de educação popular e construção de pensamento crítico. Educadora Social na Escola municipal de Fundamental América, Porto Alegre/Brasil. Mestranda em Educação na Universidade Nacional de Rosário/ Argentina. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq “Cabeça de Criança: Arte, Educação, Filosofia e Infâncias (AEFI)”.

rita de cássia nunes azzolin, SMED Porto Alegre

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS, licenciada em História com especialização em Memórias Sociais e Identidades pela ULBRA/RS. Docente da E.M.E. F Neusa Goulart Brizola.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Como Citar

COSTA, Luciano bedin da; BORGES, Joelma de vargas; AZZOLIN, Rita de cássia nunes. uma viagem muito louca: algumas considerações sobre palavras pesquisadas por infâncias. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 363–383, 2018. DOI: 10.12957/childphilo.2018.32388. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/32388. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossiê