infância: vozes a partir da diversidade

Autores

  • maria teresa suarez Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC
  • josé alfredo malagón lópez

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30588

Palavras-chave:

inclusão, comunicação, filosofia, infância

Resumo

O artigo trata dos avanços; reflexões e posturas do Projeto “Vozes e pensamentos: aprodução da comunicação a partir da diversidade” (SGI 2195, UPTC, Tunja, Boyacá –Colombia). Apresenta, inicialmente, uma introdução que trata do contexto colombianocontemporâneo contextualizado no sétimo processo de paz vivido na Colômbia. Ressaltacomo o trabalho com oficinas de comunicação, na escola, como parte do ProgramaNacional "Escuelas Taller de Colombia Herramientas de Paz" surgem como um tempo eespaço de esperança. Em seguida, são trazidas algumas posturas e descentramentos feitos após uma semana de trabalho com os meninos, um tempo de contextualização que seconstitui de aprendizagens vitais para investigadores e investigadoras, primeiramente noque se refere às dificuldades comunicativas, pois era considerado que esses jovens nãotinham capacidades comunicativas. Porém, desde o primeiro encontro, compreende-seque a incapacidade não é deles, mas é nossa, é do mundo, para escutar sua voz. Aqui secontempla a construção de relações intersubjetivas entre eles, entre nós, entre eles e nós,tendo a diferença como potência e a visão de estrangeiridade, que se divide entre aliberdade e o desejo de integração. O segundo descentramento refere-se á intençãoformadora para “construir seu futuro”. Frente a isso, a pesquisa assume uma postura derenúncia, isto é, não se propõe objetivos relacionados ao seu desenvolvimento ouestimular habilidades, pois não se pretende cumprir uma função educadora. Apenas sebusca viver experiências dialógicas que impactem seu presente. O terceirodescentramento está em compreender o encontro das diversidades para além dasimplicações externas que focam diferenças cognitivas e, com isso, os colocam em lugaresde desvantagem e de impossibilidades. Para isso, os pesquisadores evitam conhecer osdiagnósticos psicológicos do grupo de participantes, não considerado vital para odesenvolvimento do projeto. No avesso de uma “naturalização da normalidade”, foca-seno valor e no poder do conversar como expressão da singularidade humana.

Biografia do Autor

maria teresa suarez, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC

Boyaca

Publicado

2017-12-19

Como Citar

suarez, maria teresa, & lópez, josé alfredo malagón. (2017). infância: vozes a partir da diversidade. Childhood & Philosophy, 14(29), 149–162. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30588

Edição

Seção

dossiê