colocando a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um valor real

Autores

  • sonia parís albert Universitat Jaume I

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.29859

Palavras-chave:

filosofia, filosofia com crianças, educação libertadora, infância, escolas

Resumo

Este artigo explora uma abordagem moderna da infância, que vai além da tradicional abordagem da criança das sociedades ocidentais; baseada principalmente na sua inferioridade e vulnerabilidade. A abordagem moderna explorada neste artigo toma uma perspectiva pluralista na concepção das crianças como pessoas capazes de pensar por si mesmas e que têm direito de participar nas questões que as afetam, a partir de seus pontos de vista, enquanto crianças. Esta abordagem moderna é relacionada neste estudo à tese “free-rangers”, onde a infância é interpretada como um processo de maturação e não como um estágio da vida, que é a concepção ligada à percepção tradicional da infância nas sociedades ocidentais. Na estrutura de uma educação formal, esta abordagem moderna da infância está relacionada à educação libertadora de Freire e às propostas da escola da filosofia com crianças, onde as práticas filosóficas são encorajadas desde uma idade tenra, estimulando assim um papel muito mais ativo às crianças nas escolas e dando às suas vozes o devido reconhecimento. Assim, este estudo destaca a importância da promoção da educação libertadora nas escolas, com o intuito de subverter os papéis tradicionais dos professores e dos alunos na educação formal, dando às crianças um papel mais ativo. Nesse sentido, o artigo clama pela atividade da filosofia com as crianças e encoraja a ideia de se colocar a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um maior valor.

Biografia do Autor

sonia parís albert, Universitat Jaume I

Department of Philosophy and Sociology

Professor

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

albert, sonia parís. (2018). colocando a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um valor real. Childhood & Philosophy, 14(30), 453–470. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.29859

Edição

Seção

artigos