a criança, a literatura, e a filosofia

Autores

  • edwige chirouter Université de Nantes. France. Chaire UNESCO sur la philosophie avec les enfants.

Palavras-chave:

enfance, philosophie pour enfants, curriculum

Resumo

Não há idade para fazer perguntas filosóficas e, desde muito cedo, diante do espanto perante o mundo, as crianças perguntam sobre a vida, a morte e as relações humanas. A criança seria por excelência aquele que, nas palavras de Deleuze, faz de "idiota" e levanta a questão do por que e da essência das coisas com ingenuidade e intensidade. A prática da "filosofia com crianças" está bem desenvolvido na Europa ao longo dos últimos vinte anos. Esta prática responde à necessidade de democratização de uma disciplina considerada demasiado frequentemente como hermética e elitista. Ao mesmo tempo, a literatura juvenil parece ter considerado estas questões metafísicas. Os programas de literatura nas escolas primárias também enfatizam esta dimensão das obras literárias e incitam debates reflexivos. É nesta brecha que os que desejam uma introdução precoce à filosofia se instalaram para criar sessões em salas de aula. O mundo da infância poderia hoje, assim, ser a ponte que permitiria conciliar duas disciplinas cuja história é escrita desde muito antigamente sob os sinais da concorrência e desconfiança mútuas. Elas poderiam, assim, recuperar a sua aliança original: para além das formas específicas que elas têm com a linguagem, ambas são discursos que procuram dar sentido e inteligibilidade à nossa existência. Disciplinas conflituosas por demasiado tempo, literatura e filosofia, não encontrariam uma nova complementaridade através do desenvolvimento conjunto de sua didática com as crianças?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

edwige chirouter, Université de Nantes. France. Chaire UNESCO sur la philosophie avec les enfants.

Maitre de conférences en philosophie et sciences de l'éducation. Coordinatrice de la Chaire UNESCO sur la "Pratique de la philosophie avec les enfants : une base éducative pour le dialogue interculturel et la transformation sociale"

Publicado

2015-12-02

Como Citar

CHIROUTER, Edwige. a criança, a literatura, e a filosofia. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 377–393, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20710. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

artigos