educação para a democracia através do cultivo de sentimentos. martha c. nussbaum e a filosofia para crianças
Palavras-chave:
Martha C. Nussbaum/Matthew Lipman/Gareth B. Matthews Démocratie/Sentiments/Emotions/Esprit critique/Jugement de valeurMartha C. Nussbaum/Matthew Lipman/Gareth B. Matthews Democracy/Feelings/Emotions/Critical Thinking/Judgment of valueResumo
Em uma obra recente, Not for Profit, Martha C. Nussbaum tomou partido e defendeu a causa da filosofia para crianças (Philosophy for Children, P4C). De fato, essa referência não é isolada pois muitas trocas entre Nussbaum e Matthew Lipman existiram. Nesse artigo, eu não me interesso pelas citações de uma para o outro mas parto em direção à obra de Nussbaum para esquiçar o que tem em relação à educação para a democracia. Para começar, em lembro a teoria das “capacidades”, ou capacidades reais; eu mostro além disso a importância das emoções em uma democracia. Em seguida, eu trato da cultura das emoções na democracia. A educação concerne com certeza os adultos, mas ela toca bem mais as crianças. O exemplo nojo serve para mostrar a importância de se considerar as emoções desde a infância, em particular na escola. Enfim, eu observo de que maneira se pode, numa prática de sala de aula, promover o espírito crítico seguindo os preceitos dados por Nussbaum. Como, em uma comunidade de investigação, prestar mais atenção a outrem? Como explorar em filosofia para crianças a tese segundo a qual as emoções são juízos de valor? Para concluir, eu tento aprofundar a ligação entre Nussbaum de Gareth B. Matthews: sem dúvida a insistência da primeira sobre o valor formador das narrativas deveria tê-la a se debruçar mais sobre a prática filosófica com as crianças do segundo.Downloads
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Publicado
2014-07-29
Como Citar
GOUBET, Jean-françois. educação para a democracia através do cultivo de sentimentos. martha c. nussbaum e a filosofia para crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 87–108, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20692. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos