vivendo e aprendendo: a narrativa na investigação ética com crianças

Autores

  • grace clare robinson Thinking Space (Director, philosophy teacher & consultant) IOE University of London (PhD student, Philosophy of Education) University of Leeds (Philosophy and applied ethics Tutor/Lecturer)

Palavras-chave:

ethics, moral, stories, literature, children, children's literature, philosophical enquiry, narrative ethical enquiry, perception, Oscar Wilde,

Resumo

Muitos educadores terão familiaridade com o poder das histórias para estimular uma rica e significativa pesquisa filosófica sobre os problemas éticos com as crianças. Nesse artigo, eu apresento uma visão da natureza da narrativa e da ética – e as relações entre as duas – que tenta explicar por que isso acontece. Não é um acidente se as matérias de ética são esclarecidas para as crianças e os adultos, do mesmo modo, nas histórias, nem na explicação desse acordo entre os temas, nem uma questão de convenção. A narrativa, eu argumento, está no coração da vida e do aprendizado ético. Nós vivemos e aprendemos em virtude das histórias que contamos e que nos são contadas. Isso é possível não somente porque essas histórias nos apresentam vividamente um conteúdo ético, mas também porque o engajamento exitoso e a alegria dessas narrativas requerem o exercício de capacidades que também nos ajudam a ter boas vidas. A narrativa é central, em dois aspectos, para aprender como viver uma boa vida e vivendo isso: é ao mesmo tempo fonte e método do conhecimento ético e de sua compreensão. Felizmente para os educadores, a narrativa é uma fonte rica e abundante e um método que pode ser facilmente apreendido e então praticado e improvisado. Para aqueles que acham essa observação persuasiva, eu concluo com algumas sugestões sobre como praticar o Inquérito Ético Narrativo de maneiras que reconhecem, atualizam e maximizam o poder da narrativa, enquanto faz com que ele se torne frutuoso na vida e na aprendizagem ética cotidianas. Eu proponho o ‘Investigação Ético Narrativa’ como uma pedagogia que visa desenvolver três virtudes: vigilância ética, competência narrativa e crítica, inquérito autoconsciente. Eu me dei conta que a classe de filosofia é uma crisol ideal para a combinação desses três elementos. Contudo, em outro trabalho eu argumentei que o Inquérito Ético Narrativo não se restringe às aulas de filosofia, ou a qualquer aula que seja. É igualmente em casa e nos contextos da comunidade, doméstico, religioso, profissional ou político que as pessoas usam histórias para representar as experiências ética, para explorar problemas éticos e compartilhar o que aprenderam. Eu não estou defendendo algo radicalmente novo nesse artigo, mas observando algo que existe espontaneamente nesses lugares em que os seres humanos procuram ordem, compreendem e comunicam experiências éticas; e aprendem a melhor forma de obter uma boa vida. Aqui eu só estou propondo que esse fenômeno – do esclarecimento ético pela narrativa – seja reconhecido mais amplamente, e divulgado para os educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

grace clare robinson, Thinking Space (Director, philosophy teacher & consultant) IOE University of London (PhD student, Philosophy of Education) University of Leeds (Philosophy and applied ethics Tutor/Lecturer)

I'm a philosopher working in schools, universities, communities and businesses. In 2008 I established Thinking Space to promote philosophical dialogue and enquiry. I work wherever there's a need for creative and critical thinking and in the past this has taken me everywhere from nursery schools to medical schools and has led to collaborations with educational institutions, businesses, arts organisations and charities. I'm a SAPERE trainer and associate of the Philosophy Foundation - both leading educational charities. I practice philosophical enquiry, train others to do the same and speak on the subject nationally and internationally. I'm a Teaching Fellow at The University of Leeds where I run a course that introduces philosophy students to philosophical enquiry in schools - the first of its kind at Leeds. When I can squeeze it in, I continue to study for a PhD in Philosophy of Education at the Institute of Education, University of London.

Downloads

Publicado

2015-01-30

Como Citar

ROBINSON, Grace clare. vivendo e aprendendo: a narrativa na investigação ética com crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 305–330, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20681. Acesso em: 4 jun. 2025.

Edição

Seção

artigos