sobre a lógica no programa de filosofia para crianças

Autores

  • cesar catalani
  • patrícia del nero velasco

Palavras-chave:

Lipman, Programa Filosofia para Crianças, lógica formal, lógica das boas razões, lógica do agir racional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados da pesquisa de Iniciação Científica intitulada Fundamentos Lógicos de uma Educação para o Pensar. Especificamente, são expostos os conteúdos lógicos desenvolvidos por Matthew Lipman na novela filosófica A descoberta de Ari dos Telles. O texto está estruturado em três seções principais, a saber, Lógica formal, Lógica das boas razões e Lógica do agir racional. Na primeira delas, mapeamos os conteúdos da lógica formal presentes na referida novela. Neste sentido, estudamos a lógica aristotélica de uma forma progressiva, isto é, passando dos elementos mais simples para os mais complexos, quais sejam: as proposições categóricas, a inversão de proposições categóricas, a padronização, o quadro de oposições, a lógica de relações e, finalmente, o silogismo aristotélico (e as formas inválidas deste). Depois disso, ainda na primeira seção, tratamos de outros aspectos da lógica formal trabalhados na perspectiva de Lipman. São eles: o silogismo hipotético, a indução, a relação lógica entre parte e todo, as quatro possibilidades e as tautologias. Quanto à segunda seção, apresentamos uma abordagem de outra lógica trabalhada por Lipman, cuja denominação é lógica das boas razões. Por fim, na terceira e última seção, intitulada Lógica do agir racional, a ênfase situa-se no uso constante e cotidiano da reflexão; em outras palavras, constatamos que a lógica do agir racional tem como meta o uso do pensamento reflexivo com vistas a um comportamento razoável. Palavras-chave: Lipman; Programa Filosofia para Crianças; lógica formal; lógica das boas razões; lógica do agir racional

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Publicado

2010-02-02

Como Citar

catalani, cesar, & velasco, patrícia del nero. (2010). sobre a lógica no programa de filosofia para crianças. Childhood & Philosophy, 5(10), p. 283–316. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20589

Edição

Seção

artigos