o imaginário infantil como um trabalho-em-processo

Autores

  • marina marcondes machado pesquisadora independente

Palavras-chave:

childhood, imagination, work-in-progress, Gaston Bachelard, Maurice Merleau-Ponty

Resumo

Este trabalho pretende conversar com adultos leitores sobre a riqueza imaginativa das crianças, riqueza muitas vezes renegada e empobrecida por práticas pedagógicas baseadas naquilo que a autora denomina “realismo estrito senso” por parte dos adultos. Associar o educar a formas e contornos dados de antemão pelo adulto “experiente”, doutrinar a criança para “enfrentar a realidade da vida”, é algo recorrente entre educadores da primeira infância, que se esqueceram, eles mesmos, da importância de brincar e de fabular em todas as idades. O texto abre portas e janelas para a capacidade para devanear do adulto educador, convidando-o a conhecer parte da obra poética noturna de Gaston Bachelard e os princípios acerca da primeira infância tais como pensados por Maurice Merleau-Ponty. Palavras-chave: Infância; imaginação; trabalho-em-processo; Gaston Bachelard; Maurice Merleau-Ponty

Biografia do Autor

marina marcondes machado, pesquisadora independente

Escritora, psicoterapeuta, mestre em artes, doutora em psicologia da educação com pós-doutorado em pedagogia do teatro.

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Publicado

2011-01-31

Como Citar

marcondes machado, marina. (2011). o imaginário infantil como um trabalho-em-processo. Childhood & Philosophy, 6(12), pp.281–295. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20547

Edição

Seção

artigos