um olhar crítico sobre o "método lipman": filosofia e pedagogia em ação

Autores

  • pierre lebuis Université du Québec a Montréal

Palavras-chave:

Philosopie, Education, Matthew Lipman, Critique, Formation d’enseignants

Resumo

Na condição de responsável durante vários anos pela formação de ensinantes, no marco de projetos de pesquisa sobre o programa de Filosofia para crianças em Quebec e por ter incentivado discussões com esta abordagem nas salas de aula do ensino primário e secundário, as observações de Oscar Brenifier sobre diversos aspectos problemáticos da atividade filosófica com crianças, articuladas à sua visão crítica sobre o método Lipman, efetivamente me levaram à meditação. Ele me fez levar em consideração algumas observações e críticas em relação à Filosofia para crianças que eu poderia subscrever de bom grado, tendo em vista determinadas modalidades de aplicação do programa elaborado por Matthew Lipman. Dar voz às crianças para lhes permitir expressar o que pensam já constitui uma revolução na escola; e esta prática deve ser encorajada para transformar uma cultura escolar centrada na transmissão de conhecimentos, na qual o aluno é convidado a se expressar apenas para responder às perguntas do professor. Poder se expressar livremente, sem o julgamento do ensinante, representa, a este respeito, um passo importante, que permite ao aluno se reconhecer como sujeito pensante e é, sem dúvida, a dimensão que inspira muitas pessoas que procuram introduzir na sala de aula um espaço para que os alunos tomem a palavra e discutam. Desde o meu ponto de vista, uma grande parte da explicação, relativa à distância entre o projeto filosófico- pedagógico inicial de Lipman e a aplicação que Brenifier testemunha, deve-se ao fato de que as modalidades de formação e apoio dos ensinantes foram frequentemente negligenciados. Em muitos lugares, onde se aceitou implementar o programa, contou-se com voluntários sem que as autoridades escolares locais estivessem preocupados com as condições necessárias para a sua implementação. Mas não se trata apenas de um problema de cultura filosófica, como Brenifier parece para avaliar.

Publicado

2012-02-08

Como Citar

lebuis, pierre. (2012). um olhar crítico sobre o "método lipman": filosofia e pedagogia em ação. Childhood & Philosophy, 1(1), 89–110. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20476

Edição

Seção

artigos