a escritura poética como caminho ao filosofar. em torno à tradução e adaptação cultural para o mundo hispanoparlante da novela filosófica suki, de matthew lipman

Autores

  • diego antonio pineda Universidad Javeriana

Palavras-chave:

Filosofía, Educación, Poesía, Matthew Lipman, Suki

Resumo

O que eu me proponho a apresentar neste texto não senão algumas observações e reflexões, algumas delas inclusive um pouco marginais, de um trabalho muito mais extenso que venho realizando há mais de seis anos: a tradução e a adaptação cultural para o mundo hispanoparlante da novela filosófica Suki, de Matthew Lipman, e do seu correspondente manual de apoio para o professor, que tem por título Escrever: como e por quê? Vou me ocupar, em primeiro lugar, de clarificar a origem e as características de este trabalho de tradução e adaptação cultural, no sentido de mostrar alguns dos critérios gerais que, para tal, fui elaborando à medida que desenvolvia meu trabalho. Em seguida apresentarei algumas experiências de escritura com crianças e jovens que me serviram de ponto de referência para minha reflexão sobre a dimensão filosófica do ato da escritura. O essencial no esforço para gerar em outros o interesse e as habilidades para desenvolver a composição poética, está muitas vezes em ajudar-lhes a se expressarem novamente em termos simples, porém evocadores. Concluirei com algumas reflexões gerais, inspiradas em Matthew Lipman, sobre a relação existente entre a reflexão filosófica e a escritura poética. No trabalho de adaptação do manual Escrever: como e por quê? fiz, então, uma recopilação bastante ampla de poemas de grandes autores de muitos países latino-americanos. Há nele poemas de autores como Miguel Hernández, Antonio Machado ou Federico García Lorca, e outros (de Espanha), do mexicano Octavio Paz, do nicaraguense Rubén Darío, do peruano César Vallejo, ou do chileno Pablo Neruda, ou inclusive canções do panamenho Rubén Blades, do cubano Silvio Rodríguez, do argentino Piero e até mesmo do brasileiro Vinicius de Moraes. Mas incluí também poemas escritos por crianças de meu país.

Publicado

2012-02-08

Como Citar

pineda, diego antonio. (2012). a escritura poética como caminho ao filosofar. em torno à tradução e adaptação cultural para o mundo hispanoparlante da novela filosófica suki, de matthew lipman. Childhood & Philosophy, 1(1), 49–87. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20475

Edição

Seção

artigos