a escrita compartilhada. monteiro lobato, rãzinha e a reforma da natureza

Auteurs

  • patricia tavares raffaini Faculdade de Educação - FE/USP

DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30623

Mots-clés :

história da leitura, literatura infanto-juvenil, monteiro lobato

Résumé

Monteiro Lobato ainda hoje é considerado um dos autores de literatura infanto-juvenil mais importantes em nosso país. Durante as décadas de trinta e quarenta do século XX, quando ele era sem dúvida o autor mais lido e admirado pelas crianças, ele se correspondeu com inúmeros leitores de todo o Brasil. Por meio das cartas percebemos inúmeros aspectos de como a leitura era feita, o cotidiano das crianças e jovens, suas opiniões sobre política, mas  o que essa documentação nos revela de mais interessante é a recepção da obra de Lobato pelo seu público leitor. Mais do que isso a epistolografia trocada com crianças e jovens nos revela como ele estava atento para a recepção de sua obra entre elas e, também, como modificava suas narrativas tendo como colaboradores seus próprios leitores. Nesse artigo pretendemos analisar um conjunto de  cartas específico que o escritor recebeu de uma menina: Maria de Lourdes. A menina não só se correspondeu com Lobato como deu tantas sugestões para obra que ele estava escrevendo que se transformou em uma das personagens da obra Reforma da Natureza e ajudou durante  toda a narrativa a personagem Emília a modificar animais, plantas e insetos do Sítio do Picapau Amarelo.

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Biographie de l'auteur

patricia tavares raffaini, Faculdade de Educação - FE/USP

Fez Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo. Ainda na mesma Universidade desenvolveu suas pesquisas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na área de História Social. Tem como área de interesse a História da Leitura e as práticas de leitura na infância, tema de seu Doutorado, intitulado: Pequenos Poemas em Prosa. Nessa obra analisou as cartas enviadas a Monteiro Lobato por crianças e jovens leitores.  Em sua pesquisa de pós-doutorado estudou a hHstória da literatura infanto-juvenil no Brasil dos anos 1860 a 1920. Atualmente é professora de Metodologia do Ensino de História na Faculdade de Educação, FE/USP.

 

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Publiée

2017-12-19

Comment citer

RAFFAINI, Patricia tavares. a escrita compartilhada. monteiro lobato, rãzinha e a reforma da natureza. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, p. 93–107, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2018.30623. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30623. Acesso em: 10 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

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