infância, alteridade e formação docente: encontro com as crianças como potência de transformação

Autores

  • tiago ribeiro CAp/INES PPGEdu/UNIRIO
  • rafael de souza
  • adrianne ogêda guedes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.29281

Palavras-chave:

formação docente, infância, alteridade.

Resumo

Este trabalho busca compartilhar reflexões produzidas no bojo de uma pesquisa desenvolvida no cotidiano escolar, com o objetivo de pensar o processo formativo docente e a potencialidade da criança nele. Por meio de uma investigação na perspectiva da pesquisa com o cotidiano, lançando mão de narrativas produzidas no caderno de campo, traz duas cenas vivenciadas no dia a dia de uma escola pública carioca e, com elas, discute concepções de formação e de criança, defendendo esta última como um outro legítimo na formação do professor. Finalmente, a partir da problematização proposta, o texto convida a pensar a formação com a infância na qualidade de uma formação como experiência: aquela que dá a pensar e a pensar-se, ou seja, uma formação que nos desloca e provoca a indagar nossas certezas e verdades cristalizadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

tiago ribeiro, CAp/INES PPGEdu/UNIRIO

Doutorando em Educação pelo PPGEdu/UNIRIO. Professor do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Integrante da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad) e da Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente (Rede Estrado)

rafael de souza

Mestre em Educação pelo PPGEdu/UNIRIO. Professor de Música do Programa Aprendiz - Música na Escola (Niterói/RJ).  Integrante da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad).

adrianne ogêda guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Didática e coordenadora do grupo FRESTAS.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Como Citar

RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; GUEDES, Adrianne ogêda. infância, alteridade e formação docente: encontro com as crianças como potência de transformação. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 261–276, 2018. DOI: 10.12957/childphilo.2018.29281. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29281. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)