infância, alteridade e formação docente: encontro com as crianças como potência de transformação
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.29281Palavras-chave:
formação docente, infância, alteridade.Resumo
Este trabalho busca compartilhar reflexões produzidas no bojo de uma pesquisa desenvolvida no cotidiano escolar, com o objetivo de pensar o processo formativo docente e a potencialidade da criança nele. Por meio de uma investigação na perspectiva da pesquisa com o cotidiano, lançando mão de narrativas produzidas no caderno de campo, traz duas cenas vivenciadas no dia a dia de uma escola pública carioca e, com elas, discute concepções de formação e de criança, defendendo esta última como um outro legítimo na formação do professor. Finalmente, a partir da problematização proposta, o texto convida a pensar a formação com a infância na qualidade de uma formação como experiência: aquela que dá a pensar e a pensar-se, ou seja, uma formação que nos desloca e provoca a indagar nossas certezas e verdades cristalizadas.