o círculo mágico e a arte de deixar-se repetir na infância: exercitação e aprendizagem nas esferas

Autores

  • alexandre simão freitas Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.31728

Palavras-chave:

Antropotécnica, Infância, Esferologia

Resumo

A inquietude moderna pela formação humana se articulou ao redor de perguntas cruciais pelos exercícios, comportamentos, rotinas, hábitos que são acionados a fim de dar às crianças uma forma determinada, modelando o futuro do infans através de atividades repetidas e reguladas, ao mesmo tempo em que se domestica as forças autoplásticas que interagem na configuração de toda vida. Não casualmente, Peter Sloterdijk apreende a modernidade como uma forma de secularização e coletivização da vida da exercitação, deslocando as asceses transmitidas desde a Antiguidade de seus respetivos contextos espirituais e dissolvendo-as no fluido espumoso das atuais comunidades biopolíticas dedicadas ao treinamento e ao empresariamento da subjetividade. Com base na sua ascetologia é possível perceber como a educação da infância está no centro de uma longa cadeia histórica de adestramentos através de uma arte movida por procedimentos imunológicos e antropotécnicas seletivas voltadas a produção de inúmeras despedidas da infância que visam arrancar o sujeito de suas comunidades insufladas, endurecendo-os e fabricando-os como “atletas do Estado” ou “empresas domésticas”. Nessa direção, esse ensaio pretende explorar desde o drama esferológico descrito por Sloterdijk, o que significa pensar a infância quando se tem de pagar o preço da ausência de camadas protetoras, isto é, quando explodem os círculos mágicos, as bolhas de sabão sopradas pelos olhos extasiados da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

alexandre simão freitas, Universidade Federal de Pernambuco.

Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando na área de Filosofia da educação com ênfase nos estudos foucaultianos.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Como Citar

FREITAS, Alexandre simão. o círculo mágico e a arte de deixar-se repetir na infância: exercitação e aprendizagem nas esferas. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 317–339, 2018. DOI: 10.12957/childphilo.2018.31728. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/31728. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossiê